25 de janeiro de 2007

Palmas para o octagenário maestro Tom Jobim

Tom Jobim (em foto de Rosane Bekierman) faria 80 anos nesta quinta-feira, 25 de janeiro, se não tivesse saído de cena em 8 de dezembro de 1994. O Brasil festeja a data com injusta discrição. Há exposição (Toda a Minha Obra É Inspirada na Mata Atlântica, aberta hoje no Jardim Botânico, um dos redutos preferidos do artista no Rio), alguns shows de pequeno porte, alguns discos (Jobim Jazz e Piano, em que Mario Adnet e Fabio Caramuru, respectivamente, oferecem novas visões da obra do compositor), alguns especiais de TV e há, enfim, a prometida caixa com três DVDs documentais Maestro Soberano, editada pela Biscoito Fino e com lançamento previsto para a próxima semana. É pouco para um artista da rara magnitude de Tom Jobim. Fosse ele norte-americano, a indústria fonográfica dos Estados Unidos estaria mobilizada para celebrar o maestro. No Brasil, as gravadoras Universal e Warner Music sequer se deram ao trabalho de repor em catálogo os álbuns do compositor. Que nunca ganhou uma caixa com seus discos como já ganharam Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil - somente para citar três compositores importantes e festejados que cativam o Brasil sem nunca ter feito pela música brasileira, em âmbito mundial, um décimo do que fez Jobim. Foi a música moderna do autor de Dindi que pôs o Brasil definitivamente no mapa-múndi da canção. Não fosse Jobim, o país talvez ainda estivesse associado aos sambas cantados por Carmen Miranda ou à batida do axé - exótica e saborosa para ouvidos europeus. É até difícil dimensionar toda a importância do cancioneiro universal de Tom Jobim diante de sua grandeza. Parece clichê, e talvez seja mesmo, mas é a pura verdade. Pelos 80 anos e por tudo o mais, palmas para Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nosso maestro soberano. Que vive como vive sua música imortal: num tom maior alcançado somente pelos gênios!!!

23 Comments:

Anonymous Anônimo said...

a obra de jobim não está fora de catálogo só no brasil.
o cd urubu saiu de catálogo este ano nos eua.
se você tiver dinheiro e puder comprar corra a loja importadora mais próxima.
se não nunca mais

25 de janeiro de 2007 às 04:43  
Anonymous Anônimo said...

Será que alguém poderia me explicar o porquê de Marisa Monte nunca ter gravado uma musica do maestro soberano ? Suas composições ficariam ótimas na voz aveludada da cantora !

25 de janeiro de 2007 às 05:21  
Anonymous Anônimo said...

EM SEU PRÖXIMO ALBUM A RAINHA ROBERTA MIRANDA DEVE REGISTRAR UMA CANÇÃO DE TOM JOBIM . A ESCOLHIDA É 'CORRENTEZA ' AO QUE PARECE A FAMILIA RELUTA EM LIBERAR A CANÇÃO QUE SE TUDO DER CERTO DEVE SER FEITO EM DUETO COM OUTRA MARAVILHOSA CANTORA , MARIA BETHÂNIA , FÃ CONFESSA DA PARAÍBANA . PALMAS PARA A BAIANA E QUE A FAMILIA DO MAESTRO LIBERE !

SERIA TUDO DE BOM A JÚNÇÃO DE TOM COM ROBERTA MIRANDA . ENCONTRO ( PÓSTUMO ) DE DUAS REALEZAS !

25 de janeiro de 2007 às 05:48  
Anonymous Anônimo said...

Prá que esse modo de dizer sobre os outros artistas: "sem nunca ter feito pela música brasileira,no mundo, o que fez Tom".Realmente sem sentido. Elogie Tom que ele merece é maravilhoso, merecemos que saia uma bela caixa.Seria melhor usar outros parametros para falar de Tom e não em grau comparativo com Chico ou Caetano(como se eles não tivessem feito no mundo um trabalho também maravilhoso para música brasileira.Todos grandes.Tom é universal! Eterno!

25 de janeiro de 2007 às 06:05  
Anonymous Anônimo said...

Verdade Mauro , se ele fosse americano teria sido melhor homenageado . Mas é assim mesmo , minha irmã só passou a valorizar nossa música quando foi morar em New Jersey ( USA ) . Das canções de Tom eu prefiro 'Corcovado 'e 'Dindi '. E tem uma que o Djavan gravou que minha irmã gosta muito que eu só depois descobri que era dele . Mas esqueci o nome . Ai que vergonha !

25 de janeiro de 2007 às 06:52  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, você disse tudo.

25 de janeiro de 2007 às 10:48  
Anonymous Anônimo said...

Entendo perfeitamente o sentido do que disse Mauro ao apontar que outros "importantes e festejados" compositores brasileiros não fizeram um décimo do que fez Tom pela música do Brasil no mundo. Admiradores de Chico, Caetano e Gil - eu também sou um - não se sintam ofendidos. Mauro não contesta a importância destes. Mas, de fato, a obra de nenhum deles pode se aproximar a do Maestro Soberano. É pela música de Tom que o Brasil deixa de ser visto no mundo inteiro como exótico, tropical. Os americanos vêem em Tom um músico tão grande quanto os maiores nomes do jazz, respeitam-no e admiram-no por isso e, consequentemente, constroem outra visão a respeito do país de onde viera. A música de Tom levou ao mundo um Brasil mais bonito, pelas vozes de Frank Sinatra, Ella Fizgerald, Elis Regina, Sarah Vaughan e João Gilberto. E por isso tudo concordo mais uma vez com Mauro: faltam homenagens ao nosso maior compositor. Viva Antônico Carlos Jobim! Anderson Falcão.

25 de janeiro de 2007 às 12:48  
Anonymous Anônimo said...

Tõ correndo lá para o Jardim Botânico hoje!Ali sim,vai acontecer um grande show na maior "reserva",que certamente não estará em quase nenhuma resenha de blogs ou jornais amanhã ou depois. A intérprete e os músicos "tão nem aí"!Bem como a natureza e a discrição do Tom Jobim.Vai não viu gente,deixa só pra mim!

25 de janeiro de 2007 às 14:18  
Anonymous Anônimo said...

Porquê que é importante ser 'tão grande quanto os maiores do jazz' para ser bom? E porquê é importante ter um 'o.k.' dos americanos para ser bom? Acho o Tom muito acima disso tudo, mas desmerecer o que veio antes como exotismo, ou se preocupar com o que os Americanos acham do nosso suposto exotismo, me parece descabido.

25 de janeiro de 2007 às 15:41  
Anonymous Anônimo said...

Ah... e Pixinguinha pode ter sido taxado de 'exótico' em Paris e Buenos Aires, mas nem por isso deixou de ser genial.

25 de janeiro de 2007 às 15:44  
Anonymous Anônimo said...

Tonho , tomara que a familia não libere . É que Roberta e Tom nada tem a ver ....

25 de janeiro de 2007 às 18:26  
Anonymous Anônimo said...

Maria a canção que você se refere é ' Correnteza ' . Posso até está enganado !

25 de janeiro de 2007 às 18:40  
Anonymous Anônimo said...

Uma pena mesmo os discos do Tom estarem fora de catálogo, mas tenho fé que com essa data redonda as gravadoras coloquem na rua os desejados discos.
Faço coro com o anônimo de cima, tomara que a familia não libere, Tom Jobim com Roberta Miranda é mistura indigesta.

Jose Henrique

25 de janeiro de 2007 às 19:53  
Blogger Breno Alves said...

Concordo plenamente com você, Mauro! Tom Jobim merece ter toda a sua discografia relançada em boxes com CD's e DVD's, a fim de que as pessoas conheçam este grande brasileiro!

25 de janeiro de 2007 às 23:26  
Anonymous Anônimo said...

A quem interessar possa ...

Marisa Monte gravou a música "Águas de Março" de Tom Jobim , em parceria com o ex 'Talking Head ' David Byrne , para a coletânea Red Hot + Rio . O CD tem 21 faixas e foi lançado em 1996 . Ela canta em portugês e ele em inglês .

26 de janeiro de 2007 às 01:16  
Anonymous Anônimo said...

PÔXA MAURO , FICO MUITO DESCONTENTE COM O PRECONCEITO AQUI NO BLOG COM A ROBERTA MIRANDA . NUNCA LI UMA MATÉRIA SOBRE ROBERTA MIRANDA AQUI . QUANDO O REI ROBERTO CARLOS ESTAVA PREPARANDO SEU CD E DVD DE DUETOS , OS LEITORES DEIXARAM BEM CLARO QUE NÃO QUERIAM A PRESENÇA DELA . NÃO ENTENDO , ELA TRABALHA DIGNAMENTE HÁ ANOS E ALÉM DE CANTAR , COMPÕE . NÃO VEJO PROBLEMAS EM ROBERTA GRAVAR TOM JOBIM . AINDA BEM QUE MARIA BETHÂNIA , FAFÁ DE BELÉM , SIMONE , JAIR RODRIGUES E O PRÓPRIO REI NÃO TEM ESSE PRECONCEITO .

26 de janeiro de 2007 às 01:37  
Anonymous Anônimo said...

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é o nosso maestro soberano . E suas canções não perdem o encanto e a beleza com ninguém . Bobagem não liberar para Roberta . "Bombas" como Negra Li , Leci Brandão , Beth Carvalho , Sandy etc... já gravaram Tom . É bom fãs de outros ritmos escutarem !

26 de janeiro de 2007 às 07:14  
Anonymous Anônimo said...

5:14

Vai caçar muriçoca! Ao invés de ler notícias em um blog conceituado como este, e com gente de bem. Vc está aqui para subtrair e não para somar.

26 de janeiro de 2007 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Sem comentários pro 5:14! Te recomendo uma boa dose de música de verdade ainda mais incluindo a Beth nessa lista. Bem se vê o que vc deve escutar! Se liga cara!
É por estas e outras que vou pensar muito em disponibilizar a gravação de Samba do Avião, ainda mais se for para cair nos ouvidos desses "entendidos". Só faço isso por gente que realmente merece.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

27 de janeiro de 2007 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

Marcelinho , Marcelinho ... como sempre nervoso . Calma tá ? Li que estresse causa calvície e pode fazer mal pro seu coraçãozinho ! Se cuide ! Musa ? tô muito longe de ter perfil de musa como a gracinha da Luana Carvalho ( filha da Beth ). Outra coisa , gosto muito do Luc e do Diogo mas aqui no blog você é meu preferido . Assim como o forró , por meus pais serem do Nordeste , o meu estilo
preferido . Gosta de forro ?

Fora do Blog do Mauro , quase enlouqueço por André Heller da seleção de vôlei , Fábio Cannavaro da Itália e claro , João Marcello Bôscoli ( mas esse você já sabe ) Rsrsrsrsrsrs !!!
Deixo um trecho de " Dindi " do Tom Jobim pra você nesse domingo
" se um dia você for embora , me leva contigo ... "

Beijos , bye
Maria

28 de janeiro de 2007 às 06:12  
Anonymous Anônimo said...

Poxa adorei a declaração. Tô sem palavras! rsrsrs E quanto ao forró eu até me arriscaria, vou fazer umas aulas de dança de salão e teri o MAIOR PRAZER em conduzi-la! Campo de São Cristóvão me aguarde! rsrsrs
Mas eu gosto de música de qualidade. Agora mesmo estava ouvindo forró em um fórum que participo. Um dos internautas jogou do You Tube o clipe de Feira de Mangaio, gravado pela INESQUECÍVEL Clara Nunes, e composto por Sivuca e sua esposa Glorinha Gadelha. Sivuca participa do clipe. Muito show! E pra você Maria eu deixo também um trecho de uma música do grande Mestre Cartola: Bate outra vez com esperanças o meu coração.... Um beijo linda e eu prometo que não vou mais me estressar. E não corro o risco mais de ficar calvo (acho). Maurinho um abraço e saiba que nunca tive a pretensão de me tornar um concorrente seu, até porque não sou jornalista, sou servidor público concursado, e você é ÚNICO! Nota mil de sensibilidade e conhecimento. Muita categoria! Escreveram no tópico da Clara que eu, Luc e Diogo somos prepotentes (entendi o recado). Taí pode até ser verdade mas falta ao anônimo que escreveu conhecimentos, deve ser a inveja. Abraços a todos.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

28 de janeiro de 2007 às 21:30  
Anonymous Anônimo said...

terei e não teri zé!

29 de janeiro de 2007 às 14:45  
Anonymous Anônimo said...

Assistam a cantora Brasileira Jussanam cantando Tom Jobim na Tv islandesa
http://www.youtube.com/watch?v=-pVUB-3Vnig

13 de maio de 2009 às 08:59  

Postar um comentário

<< Home