3 de janeiro de 2007

Bethânia ganha biografia oficial feita por amigo

Idealizada desde 2001, a biografia - oficial - de Maria Bethânia (em foto de Leonardo Aversa) estaria sendo escrita por Júlio Diniz. Amigo da intérprete, Júlio Diniz é professor e pesquisador musical. Ainda não há data de lançamento - só que, pela proximidade do autor com a artista, é certo que o livro vai aportar no mercado em algum momento, com o devido aval da (arisca) biografada.

36 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pô Mauro, biografia com o aval da biografada? Estão na moda as biografias: as sofríveis de Milton Nascimento e Hermínio Bello de Carvalho, a minuciosa de Cauby Peixoto. Faltam aos jovens autores a vivência de um Sérgio Cabral, Rui Castro, limitam-se a passar para o papel informações de outros autores ou dos próprios biografados, sempre auto- condescentes .
Biografia a sério é a não-autorizada de Roberto Carlos e a sussurada da cantora Simone. Amigo escrevendo biografia é suspeito. Melhor que Bethania delegasse a Dona Canô a função.
Feliz 2007 para voce e para todas as estrelas e estrelos da MPB.

3 de janeiro de 2007 às 12:05  
Anonymous Anônimo said...

DEUDU-VIIVI-DODO.
Não é de hoje que ouço essa conversa de biografia da Rainha mas nunca sai das 'intenções'. Nem com amigo, nem com inimigo.

3 de janeiro de 2007 às 16:43  
Anonymous Anônimo said...

Seria interessante. Bethania tem uma personalidade controvertida, austera, lúdica, caleidoscópica. Construiu uma carreira linear, conseguindo se manter quase sempre à margem do meramente instituído. Subverteu conceitos estéticos, morais, aliando extrema modernidade com atitudes e discursos (de valores) absolutamente convencionais.
Sua personalidade por si já garantiria uma interessante personagem, se bem analisada. E os resultados conseguidos pela artista que não foi naturalmente agraciada com técnica, extensão vocal, etc, e se transformou num dos maiores ícones da história da MPB daria, realmente, pano pras mangas.
Não há dúvida que se trata de uma grande personagem à espera de um autor a sua altura.

3 de janeiro de 2007 às 23:17  
Anonymous Anônimo said...

Eu fico intrigada quando leio coisas como a escrita acima. Bethânia foi agraciada por Deus com uma das vozes mais lindas do planeta, tornando-se uma das melhores cantoras de música popular do mundo, Bethânia não é cantora de música erudita, é cantora de música popular e nenhuma cantora brasileira chega aos pés da Bethânia.

4 de janeiro de 2007 às 09:19  
Anonymous Anônimo said...

Que maravilha, uma biografia de Bethânia, já não era sem tempo!
Que venha logo!

4 de janeiro de 2007 às 09:20  
Anonymous Anônimo said...

Coitada, você já ouviu falar em Elis e Clara Nunes? Deixe de ser fanática filhinha.

4 de janeiro de 2007 às 11:16  
Anonymous Anônimo said...

Beatriz:
Os pés da Bethânia devem ser especialíssimos tanto que ela os mantêm desnudos em cena. Entretanto vc exagerou de maneira quase infantil. Para ficar apenas no Brasil temos cantoras do mesmo porte e inclusive superior ao da Rainha (conforme ela mesma reconhece publicamente). Assisti a um show da baiana em 76 (Pássaro Proibido) e não sabia se deveria rir dos exageros amadores a que assisti ou deveria participar da catarse histérica que presenciava em boa parte da audiência. Bethânia gritava... se contorcia... desafinava... semitonava... gritava ao limite do suportável e não cantava praticamente nada apesar de já ser uma figura carismática. Falava os trechos mais banais com a grandiloquência de quem está anunciando o apocalipse. Seria engraçado se não soasse frequentemente patético...porque levado a sério. Ainda assisti ao Mel para agradar minha namorada - hoje minha mulher - e saimos ambos brincando com seus trejeitos arquetípicos e comentando sua voz que já demonstrava alguma evolução mas há léguas de uma Elis... Gal... Nana... apenas para ficar nas óbvias (de sua geração). Fiquei mais de vinte anos ausente do Brasil e de Bethânia.
De volta ao Rio assisti Brasileirinho (a gravação do DVD que não saiu) e me surpreendi com a evolução da cantora. Sua força cênica agora estava sob seu domínio e - viva! - praticamente intacta. Sua melhora como cantora era incontestável e sua voz de timbre interessante e peculiar (porém mal aproveitada) ganhou cores e contornos inimagináveis naqueles tempos.
Reaproximei-me da artista e constatei nos CDs seguintes esta evolução. Seu show Dentro do Mar... é irrepreensível; sua conduta como artista idem; porém não perceber seu esforço pessoal para se tornar uma grande cantora e atribuir apenas a dons naturais suas qualidades se não for uma visão cega é infantilmente alienada.
Qualquer dúvida a este respeito...consulte a própria Bethânia (que de burra nunca teve nada).
A Péssima está correta em sua percepção.

4 de janeiro de 2007 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

Perfeito Hugo, é duro ter que aturar estas "macacas de auditório" da Bethânia no blog. Elis, Clara Nunes, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Ângela Maria, TODAS, melhores do que a Bethânia.

4 de janeiro de 2007 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Hugo, o dvd do brasileirinho saiu sim,ou não?

4 de janeiro de 2007 às 14:09  
Anonymous Anônimo said...

Começou...

4 de janeiro de 2007 às 15:00  
Anonymous Anônimo said...

HUGO, vc foi 10. Eu, que AMO a Bethânia, sou a primeira a reconhecer o quanto ela soube desenvolver e lapidar seu talento. De Nossos Momentos (o primeiro show que assisti dela) pra cá, ela só fez crescer e era mesmo muito exagerada, extenuante até (para o público e para ela, pelo que já ouvi de fonte certa).

Concordo com as citadas pelo 11.02, embora, Bethania me encante mais que todas elas (o que não me deixa alienada para o citado acima).
bjs

4 de janeiro de 2007 às 16:40  
Anonymous Anônimo said...

Bethania está se precavendo.Assim, não terá uma não oficial...

4 de janeiro de 2007 às 17:03  
Anonymous Anônimo said...

Ana Carolina, que tantos aqui consideram over, seria uma Nara Leão se comparada a Bethania dos anos 70 e começo dos 80.

4 de janeiro de 2007 às 17:17  
Anonymous Anônimo said...

tudo certo, mas o lance aqui não é a tal biografia da cantora? escrita com isenção seria bem interessante. bethânia protagonizou muitas cenas 'calientes' principalmente nos dez primeiros anos de carreira.
sua vida amorosa bem movimentada foi manchete de muitas revistas da época.
seus hábitos nada convencionais para uma cidade do interior da bahia, ainda adolescente, deixou muita gente de barba de molho.
até hoje sua volta para santo amaro depois de um certo ostracismo pós-opinião (defendido por ela como recuo estratégico), carece de melhor avaliação.
as histórias da época dos shows de boate, algumas incríveis, não poderão ser esquecidas.
sua briga com lenny dale após o gantois apontá-lo como 'demoníaco', hum...isso para não falar em seu lado extremamente místico e de um grau de ritualismo e superstições que deixariam bebeto, o rei, com cara de coroinha de igreja.
bethânia foi muito agredida pelas pessoas em seus primórdios de rio de janeiro, apesar do séquito de 'marginalizados' e 'intelectuais' que conquistou logo de cara. algumas destas cenas de agressão a traumatizaram o suficiente para iniciar ali seu conhecido estado de reclusão nas canoas.
e a propalada tentativa de suicídio que, só eu, já ouvi três versões diferentes?! (todas, dela mesma)
os episódios de 'possessão' após alguns espetáculos?

enfim, uma diva como bethânia teria muito o que contar sobre estes 60 anos de idade que tem vivido com uma categoria invejável...
meninos, eu vi!

4 de janeiro de 2007 às 19:16  
Anonymous Anônimo said...

MB tem um universo tão rico...seria maravilhoso conhecê-lo melho.

4 de janeiro de 2007 às 21:40  
Anonymous Anônimo said...

Atenção, fãs de todas as outras excelentes cantoras que existem no Brasil: o assunto aqui é Maria Bethânia. Eu adoro Nana, Clementina, Aracy Côrtes, Eliseth e afirmo BETHÂNIA É A MAIOR CANTORA POPULAR DO BRASIL E UMA DAS MAIORES DO MUNDO. Na música popular mundial só se comparam a ela: Amália Rodrigues, Edith Piaf e Billie Holiday.

5 de janeiro de 2007 às 09:37  
Anonymous Anônimo said...

Adoro a cantora Maria Bethânia, assisti a todos os seus shows, tenho todos os discos e adoraria ler a sua biografia.
Concordo com a Beatriz, Bethânia é a maior das maiores, o creme do creme.

5 de janeiro de 2007 às 09:39  
Anonymous Anônimo said...

Adorei isso: 'falava os trechos mais banais com a grandiloquencia de quem está anunciando o apocalipse'...rs...era isso mesmo. De tanto ser criticada por estes exageros, Bethânia radicalizou e desde o Brasileirinho tem falado os textos (principalmente em CD) sem nenhuma verve, como se apenas os estivesse lendo. Uma pena. Nem tanto ao mar nem tanto a terra, Berré.
Ao se ouvir Denise Stoklos interpretando aquele texto no Brasileirinho é que se percebe o quão linear tem sido as interpretações de Betha nesta seara literária e as possibilidades perdidas nas intenções da poesia.

Quanto a uma biografia séria, isenta, como falou alguém aí acima, eu adoraria ler. Alguma coisa, inclusive, que ressaltasse seu incrível senso de humor, suas tiradas hiper inteligentes. Quem já conviveu com ela um tiquinho, em particular, sabe que aquela aura de diva é apenas pública e a baianinha é uma moleca crítica, por vezes sarcástica, que tira sarro até dela mesma e brinca, debochada, da imagem que muitos fazem de si.

O caleidoscópio Maria Bethânia, se em mãos sensíveis e corajosas, renderia um livro bastante interessante.

5 de janeiro de 2007 às 10:35  
Anonymous Anônimo said...

"só se comparam a ela: Amália Rodrigues, Edith Piaf e Billie Holiday".Bobagem pura!
A Elis é a única brasileira que entraria neste hall.

5 de janeiro de 2007 às 11:44  
Anonymous Anônimo said...

Lembrei de um especial de 1998, chamado Projeto Atlântico, de Eugênia Melo e Castro com Bethânia e que tinha, entre outros, a participação de Nelson Motta, que disse: Bethânia é dessa linhagem de Piaf, Amália, mulheres que têm a voz maior que a vida.
É isso aí, Bethânia é mais que uma grande cantora, sim, grande e maravilhosa cantora, Bethânia é uma grande Artista, artista com A maiúsculo, que enche os brasileiros de orgulho.

5 de janeiro de 2007 às 11:58  
Anonymous Anônimo said...

Não adianta dialogar neste blog, aliás ele deveria pertencer só aos "fã"náticos da Maria Bethânia e o Mauro como sempre divulgando, ela não pode arrotar que vira nota deste blog. Infelizmente é a verdade compensada com a falta de assunto da indústria.

5 de janeiro de 2007 às 13:04  
Anonymous Anônimo said...

Todo mundo conhece a história oficial da Maria Bethânia. Ela mesma já contou mil vezes. Ok, o material está espalhado, é bom consolidar.

Agora, qual é o interesse de escrever a 'petite histoire' dos bebuns do Pizzaiolo?

5 de janeiro de 2007 às 13:29  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o anônimo das 9:44.No hall das mortas-vivas só cabe mesmo a Elis!

5 de janeiro de 2007 às 15:46  
Anonymous Anônimo said...

Elis é a maior !!! Gal é a maior !!! Nana é a maior !!! Clara é a maior !!! Bethânia é a maior !!! Alcione é a maior !!! Simone é a maior !!! Jane Duboc é a maior !!!

he he he ! Parece guerrinha de escola ! Todas são ótimas, e brasileiras ! Amo todas ! Feliz 2007 pra vc Mauro e todos os bloguistas daqui ! Alguma novidade sobre o novo documentário de bethânia para os cinemas ??

Edu abc

5 de janeiro de 2007 às 15:58  
Anonymous Anônimo said...

ora, ora, meu bom Luc, eu adoraria conhecer detalhes desta petite histoire por ti referida. Juras que tu não aprecias uma rádio pião rápida???

5 de janeiro de 2007 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Continuo com a minha opinião apesar da gentileza do Nelson Motta.
Amalia, Billie e Piaf só mesmo a Elis atingiu esse patamar.
Bethânia é sim um caso muitíssimo especial.Mas principalmente para os brasileiros. As outras extrapolaram as fronteiras.

5 de janeiro de 2007 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Que 10! vou curtir à beça penetrar neste castelo. Ui!!!!

5 de janeiro de 2007 às 17:13  
Anonymous Anônimo said...

Caro Edu,
Nnao é possível pronunciar uma opinião sem que depois me venham com esse lugar comum de que se ama todas, guerrinhas etc. Ora,disse somente o que é minha opinião. E veja em nenhum momento desmereci nenhum outro artista porque somente discordei com o fato de colocar Bethania junto com Amalia, Piaf e Billie.
Observei apenas que tem uma pequena diferença.Diferença essa já observada pela própria Bethânia. Então por favor, não generalize pois assim se fala de tudo e de nada, sem o mínimo de objetividade.

6 de janeiro de 2007 às 07:37  
Anonymous Anônimo said...

É isso aí Beatriz, concordo totalmente com sua opinião.
Lembrei de uma frase linda que tinha no LP do maravilhoso show Drama:
não pode alcançar os astros
quem anda de rastros
quem é poeira do chão.
Viva Bethânia e todas as grandes e maravilhosas cantoras brasileiras, que a lista é imensa, graças a Deus.

6 de janeiro de 2007 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Biro, me desmascaraste, guri!
Sou assinante da 'Caras' e gosto de ver a Luciana Gimenez.

Mas será que a biografia da Maria Bethânia é lugar para futricas de botequim?

Falando nisso, alguém sabe onde foi parar a parede da fama do Pizzaiolo?

Edu ABC e Frederico, vocês disseram tudo. Como a gente tem cantora de categoria!

6 de janeiro de 2007 às 14:39  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, Mauro, como notícia sobre Bethânia rende assunto, imagina quando sair a biografia, não vai haver blog suficiente. Alguns leitores reclamam que você publica muitas notícias de Bethânia, acho que esses leitores não perceberam que Bethânia trabalha muito, e com isso se destaca na mídia. Outra coisa que não entendo são fãs tendenciosos de outras cantoras escreverem neste espaço para denegrir a cantora Maria Bethânia. Sou fã da Bethânia, assim como de inúmeras outras cantoras e não admito que falem asneiras sobre a Bethânia. Quem não gosta que vá passear e arrumar o fazer.
PS.: Quem quiser ler críticas, algumas, inclusive, não tão favoráveis, sobre shows de Bethânia, pode ir no endereço oficial de Bethânia,. Não sei se outros artistas adotam a mesma postura, publicar críticas favoráveis ou não. Bethânia, além de grande cantora e maravilhosa artista, é uma mulher inteligente, sensual, bonita, feminina, sensível e com muito culhão (com perdão da palavra) pois sempre foi corajosa.
PS2.: Lembro de uma entrevista no Jô Soares, em que o mesmo sugeria que Bethânia escrevesse suas memórias, ela sorriu e disse que já tinha rasgado tudo, que o mundo poderia tremer, é uma pena, as memórias de Bethânia...
PS3.: Quem falou que Nélson Motta foi gentil não conhece esse artista e nem sua história. Quem assistiu ao maravilhoso show, único, dos 35 anos de Bethânia, com apresentação de texto do Nélson Motta sobre a carreira e a artista Bethânia sabe do que estou falando. Nessa única apresentação estiveram com Bethânia no palco do Canecão: Caetano, Chico, Gil, Edu, Nana, Dori Caymmi, Carlos Lyra, Lenine, Ana Carolina, Calcanhoto, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Chico César, Vanessa da Matta, Roberto Mendes, enfim todos os compositores do disco Maricotinha. Alguém conhece algum artista que consiga reunir esse naipe para uma apresentação?

6 de janeiro de 2007 às 15:09  
Anonymous Anônimo said...

Caro anonymous das 5:37 !!!
Não me referi a vc, em nenhum momento. Apenas ( como vc mesmo diz ) expressei minha opinião de achar engraçado essa coisa de fulana é a melhor, não, a outra é mais, não não, a outra é ainda mais !!! Acho que o bom humor é fundamental na vida. Se vc acha que bethânia não entra na referida lista, é sua opinião, eu respeito. Mas se eu digo que amo todas as cantoras a que me referi, respeite tb. Afinal, não citei as cantoras que não gosto ! rs rs.

Edu abc

6 de janeiro de 2007 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

De acordo com todo mundo aí dos andares de baixo. Dentre as maiores do mundo faltaram: Mercedes Sosa, Juliette Greco e Cesária Évora. Mais Amália, Edith e Billie e, sem dúvida, ELIS REGINA.

7 de janeiro de 2007 às 08:04  
Anonymous Anônimo said...

Espero que desta vez seja pra valer. Espero um livro consistente e de qualidade, como tem sido a carreira desta grande artista.

7 de janeiro de 2007 às 16:15  
Anonymous Anônimo said...

BETHÂNIA COMO SEMPRE CAUSANDO AQUI NESSA BLOG . GRAÇAS AOS SEUS FÃS QUE DEIXAM OS SEGUIDORES DE XUXA LÁ PRA TRÁS ...............

8 de janeiro de 2007 às 07:01  
Anonymous Anônimo said...

Beatriz disse tudo não temos que dizer mais nada rs, e que venha mais essa biografia pelo menos ela esta viva para falar se gostou ou não,Mauro estou viciado no seu blog

9 de janeiro de 2007 às 20:21  

Postar um comentário

<< Home