2 de dezembro de 2006

'Tecnomacumba' é ponto forte na obra de Rita

Resenha de CD
Título:
Tecnomacumba
Artista:
Rita Ribeiro
Gravadora:
Biscoito Fino
Cotação:
* * * *

Dona de forte presença cênica, Rita Ribeiro sempre brilhou mais nos palcos do que nos estúdios, a despeito de ter lançado alguns ótimos CDs como Rita Ribeiro (1997) e Comigo (2001). Nenhum, entretanto, com a pegada de Tecnomacumba, o ponto mais forte da discografia da cantora maranhense. Trata-se do registro de estúdio do (bem-sucedido) show homônimo que vem sendo apresentado pela artista nos últimos anos, com casas lotadas. A gravação faz jus ao espetáculo.

O trabalho é o melhor de Rita por conta da coesão de repertório, produção e arranjos. Com firme pegada, a intérprete insere pontos do Canbomblé em músicas de inspiração afro como Domingo 23 (Jorge Ben Jor), Babá Alapalá (Gilberto Gil), Iansã (de Caetano Veloso e Gilberto Gil) e Cavaleiro de Aruanda, sucesso de Tony Osanah na voz de Ronnie Von no início dos anos 70. O resultado é excelente, mesmo porque o produtor e arranjador Israel Dantas não exagera na dose de eletrônica - farta somente em Jurema. O que passa do ponto é o peso da guitarra de Rainha do Mar, tocada pelo próprio Israel em andamento heavy que acaba minimizando a beleza da composição de Dorival Caymmi. Rita não salva a faixa.

Em compensação, o acordeom de Zé Américo pontua suavemente É d'Oxum, grande sucesso de Gerônimo e Vevé Calazans que ganha até citação do refrão de Emoriô, tema gravado por Fafá de Belém. Outra faixa de pulsação mais leve é Oração ao Tempo (Caetano Veloso), em uma de suas mais bonitas regravações. Vale conferir.

Pioneira no registro de músicas de temática afro, Clara Nunes (1943 - 1983) tem seus sucessos Coisa da Antiga (Wilson Moreira e Nei Lopes) e Deusa dos Orixás (Toninho e Ronildo) recriados por Rita Ribeiro nesta Tecnomacumba que chega ao disco quase com a mesma energia do show. E que os orixás saúdem o álbum!!!!

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não assisti ao show, mas estou curioso. Rita Ribeiro é uma grande cantora e merece mais espaço do que tem tido no cenário musical. Parafraseando Caetano, o Brasil precisa merecer Rita Ribeiro.

Flávio

2 de dezembro de 2006 às 08:54  
Anonymous Anônimo said...

Só regravações no CD ! Mas que coisa feia hein Mauro ? O do Arnaldo tem bem menos e você criticou ! Vá entender esses criticos ...

2 de dezembro de 2006 às 11:50  
Anonymous Anônimo said...

Já tenho o cd. É excelente!! Para mim já é candidato a melhor do ano!

2 de dezembro de 2006 às 13:13  
Anonymous Anônimo said...

Alguém saberia me dizer se há diferença entre o cd da biscoito fino e o cd que Rita vendeu em seu site?

2 de dezembro de 2006 às 14:02  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

rita é uma guerreira que tem lutado bravamente para manter sua carreira.
felizmente o publico reconhece seu trabalho e prestigia seus shows.
tomara que , a exemplo de vanessa da mata, logo tenha o reconhecimento do grande publico.

memoria_pele@hotmail.com

2 de dezembro de 2006 às 19:13  
Anonymous Anônimo said...

Que bom saber que o Mauro Ferreira está por aqui! Estava achando ele meio preguiçoso no blog do Jornal O Dia, afinal, antes a coluna era atualizada todos os dias e hoje em dia não mais. Vida Longa a esse blog! Mauro, acho você um cara muito inteligente, sempre acompanho suas palavras, seja pela internet ou pelas revistas que vc colabora. Ler você é sempre muito bom!
Abraços.
Geraldo.
gfrbessa@hotmail.com

2 de dezembro de 2006 às 21:19  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse...

Gente, o pessoal do Nordeste não perde nem pro diabo. Aqui é o celeiro de gente que sempre soube e sabe fazer ba música. Não é bairrismo, é realidade mesmo. Logo no primeiro Cd Rita mostrou-se "absurda", interpretando João do valle "No Pé do Lajedo" e deu um banho até no breguinha de Márcio Greick(Noã é possível acreditar.) E que, já vou ela fazendo e releitura de "Pensar em você", de Chico César?? Enterra a tentativa frustrada de Daniela Marcury. Pelo jeito, Mauro, esse tecnomacumba que ainda não tenho deve ser estupendo. Espero que "Oração ao tempo" ela faça mesmo o melhor do que Caetano, Bethânia e MPB4, cujos arranjs de todos são chatos. A canção é belissima, é ouro, mas... Viva os artistas nordestinos!!!

2 de dezembro de 2006 às 21:21  
Anonymous Anônimo said...

lotado de regravações , eu quero novidades . tô fora desse cd ...

3 de dezembro de 2006 às 08:24  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o CD e também gostei muito. Rita realmente se supera no palco e acredito que hoje, divas a parte, Rita é quem está com a voz mais madura, mais equilibrada, na MPB.

3 de dezembro de 2006 às 14:44  
Anonymous Anônimo said...

Um grande perfomática. Grande cantora é exagero .

4 de dezembro de 2006 às 01:34  
Anonymous Anônimo said...

Carlos.. É o mesmo CD. Foi uma garantia que a produção da Rita deu para quem quisesse reservar o CD direto com eles.. E de forma mais tranquila..

E será q as pessoas ainda não entenderam que este CD é um projeto da Rita? Um longo projeto, onde ela sempre se apresentou extra ao seu show normal? A Rita tem dois shows, e um deles é o Tecnomacumba, q nunca teve nenhum registro, apenas o maravilhoso show. E continuou com seus shows normais, do ultimo CD. O Tecnomacumba, foi um longo pedido de todos os fãs, de todos admiradores, e acredito que uma realização prazeirosa dela mesma!

Q venha com tudo e consiga levantar multidões.. Ela merece!

4 de dezembro de 2006 às 09:27  
Anonymous Anônimo said...

É, "tecnos" a parte, curti muito o CD. Rita em estúdio quase chegou à sua exuberância vocal ao vivo. O repertório não está entre as coisas que mais curto mas algumas regravações como de Tempo Tempo...e Coisa da Antiga me arrepiaram. Apesar disso ainda espero um novo CD de MPB feito por esta cantora tão madura e ciente de sua arte.

4 de dezembro de 2006 às 17:14  
Anonymous Anônimo said...

gosto muito da rita, mas vou esperar outro cd com outro repertório e sem este lance tecno que me cansa a beleza.

5 de dezembro de 2006 às 00:27  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

Misturar tecno com ponto de macumba?Essa mulher pode tudo.

30 de maio de 2012 às 17:40  

Postar um comentário

<< Home