4 de dezembro de 2006

Série reedita 26 trilhas de novelas e programas

Cinco anos após ter reeditado trilhas antológicas de novelas como O Bem Amado (1973) e Gabriela (1975) na série Campeões de Audiência, a gravadora Som Livre relança mais 26 títulos do gênero em bela coleção que engloba trilhas nacionais de novelas, séries e programas humorísticos. A partir de hoje nas lojas, a série Som Livre Masters - Trilhas tem a grife do titã Charles Gavin e traz para o CD trilhas de tempos em que as seleções musicais das novelas apresentavam temas originais de grandes compositores, convidados pela Rede Globo para criar canções especialmente para os seus folhetins. Eis as 26 relíquias tiradas do baú por Gavin:

Minha Doce Namorada - A trilha da novela de Vicente Sesso, exibida em 1971, reúne gravações de Marília Pêra (Sex Appeal) e Marília Barbosa (Tia Miquita, tema da personagem homônima vivida com sucesso pela atriz Célia Biar). O hit foi Você Abusou, bela música de Antonio Carlos e Jocafi, gravada por Maria Creuza.

O Homem que Deve Morrer - De 1971, a trilha da novela de Janete Clair incluiu parceria bissexta de Edu Lobo com Ronaldo Bastos (Porto do Sol) e rara música de Gonzaguinha (Zambi Rei).

O Primeiro Amor - Assinada pela dupla Antonio Carlos e Jocáfi, a trilha da novela de 1972 destacou o tema Hey Shazan, tocado por Osmar Milito e Quarteto Forma. Shazan era o personagem vivido pelo ator Paulo José. Shazan fazia dupla com Xerife (Flávio Migliaccio). Os dois fizeram tanto sucesso que sobreviveram em um seriado criado e exibido após o fim da trama de Walter Negrão.

O Bofe - É um dos títulos mais importantes esperados da série porque a novela de Bráulio Pedroso, de 1972, teve trilha assinada por Roberto e Erasmo Carlos. Foi o único trabalho da dupla no gênero. Nenhuma música fez sucesso. Talvez pelo fato de fugirem do estilo dos autores. E Roberto e Erasmo nem cantam no disco...

Uma Rosa com Amor - Trilha da novela de 1972, de Vicente Sesso. O ator Felipe Carone, integrante do elenco, interpretou Buona Sera Serafina. Serafina era o nome da protagonista vivida por Marília Pêra. Maria Alcina defendeu a marchinha Xuxu Beleza.

Cavalo de Aço - A novela de Walter Negrão, de 1973, teve trilha nacional assinada por Guto Graça Mello e Nelson Motta em tom épico e eventualmente rural. Só que a seleção não obteve sucesso.

O Semideus - A trilha desta novela de Janete Clair teve a autoria luxuosa de Baden Powell e Paulo César Pinheiro. Foi lançada em 1973 e merece ser (re)descoberta. É um dos destaques da coleção.

Os Ossos do Barão - A trama teatral de Jorge Andrade estreou em outubro de 1973 com trilha assinada pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. Djavan, ainda desconhecido do público, canta Qual É? em sua primeira gravação em disco. A faixa-título traz o próprio Marcos Valle. A atriz Bibi Vogel defende Mundo em Festa.

Supermanoela - A dupla Antonio Carlos e Jocafi compôs os 12 temas da trilha da história de Walter Negrão, exibida em 1974. Djavan e Maria Creuza estão no (irregular!) elenco de intérpretes.

O Espigão - Novela de Dias Gomes, exibida em 1974. Popular na época, Zé Rodrix assina a faixa-título. Tom Zé, figura raríssima em trilhas de novelas, é autor e intérprete de Botaram Tanta Fumaça. O bamba Nei Lopes, estreante, assina Você Vai Ter que me Aturar.

O Rebu - Outra histórica trilha por ter sido toda composta por Raul Seixas, na época parceiro constante de Paulo Coelho. Como Vovó Já Dizia foi lançada na novela de Bráulio Pedroso, em 1974.

Cuca Legal - Trama jovem de 1975. Gilberto Gil é o compositor da música que batiza a novela de Marcos Rey. Só que o grande hit da trilha foi Linha do Horizonte, que projetaria o grupo Azymuth.

Novela das Seis vols. 1, 2 e 3 - Charles Gavin teve a feliz idéia de reunir em três coletâneas as trilhas de várias novelas das 18h que marcaram os anos 70. Na época, as trilhas das tramas das seis eram lançadas apenas em compactos. Inclui temas de Senhora (1975), Vejo a Lua no Céu (1976), A Escrava Isaura (1976), À Sombra dos Laranjais (1977) e Maria Maria (1978). Dez!!!

Locomotivas - A trilha desta novela de Cassiano Gabus Mendes, de 1977, representa fase em que as seleções musicais dos folhetins já não eram originais. Mas o irado tema que batizou a novela foi composto e cantado por Rita Lee especialmente para o disco. Alô Alô Brasil trouxe a assinatura do então iniciante Eduardo Dusek. Um dos hits foi Coleção, jóia de Cassiano. Destacou Cláudia Telles.

O Astro - Estreado ainda em 1977, o megasucesso de Janete Clair propagava na abertura a música Bijuterias, cantada e composta (com letra de Aldir Blanc) por João Bosco. Mas os sucessos foram Saco de Feijão (com Beth Carvalho), Que Pena (Peninha) e, claro, Um Jeito Estúpido de te Amar, na voz (intensa) de Maria Bethânia.

Te Contei - Rita Lee compôs e Sonia Burnier cantou a música pop que batizou a novela de Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1978.

Malu Mulher - A bela foto da capa mostra a reunião de cantoras promovida pelo especial Mulher 80, exibido vai Globo em 1979 na seqüência do sucesso da série Malu Mulher, protagonizada por Regina Duarte e recentemente lançada em DVD. A trilha não traz gravações originais, mas foi marcante por retratar a explosão de cantoras naquele fértil ano de 1979. Tem Simone, Gal, Marina...

Chico City - Trilha do programa humorístico apresentado por Chico Anysio entre 1973 e 1980. O destaque é Isso É Muito Bom, de Anysio (com Arnaud Rodrigues) - nas vozes de Kris & Cristina.

Lingüinha - Antes de estrelar Chico City, o humorista Chico Anysio apresentou o seriado diário Lingüinha X Mr. Yes entre 1971 e 1972. O (bom) disco com a trilha do programa, editado em novembro de 1971, é dos títulos mais raros e obscuros da coleção.

Norminha - Trilha de 1972 inspirada na personagem vivida pelo humorista Jô Soares em seu programa na Rede Globo. É mais uma raridade da coleção. O próprio Jô assinou as músicas em parceria com o maestro Guio de Moraes e com humorista Haroldo Barbosa.

Pirlimpimpim - É a deliciosa trilha do especial infantil de 1982. Lançou o sucesso Lindo Balão Azul (de Guilherme Arantes) entre gravações inéditas de nomes como Ângela RoRo (Cuca), Bebel Gilberto (Narizinho) e Ivone Lara (Festa Animada). Um clássico!!!

Plunct Plact Zuuum - Ainda no rastro da grande repercussão de Pirlimpimpim, a TV Globo produziu e exibiu em 1983 este especial de trilha também primorosa. Em alta, Guilherme Arantes bisava sua inspiração com Brincar de Viver, canção gravada por Maria Bethânia. Raul Seixas voltou às paradas com O Carimbador Maluco. Fafá de Belém lançou Sereia, de Lulu Santos. Estouraram.

A Era dos Halley - De trilha menos inspirada, este especial infantil de 1985 misturou gravações de Tim Maia (Kruel), Titãs (Planeta Morto) e Roupa Nova (Halleyfante). LP não fez sucesso...

TV Colosso - Triha da série infantil exibida entre 1993 e 1997. Zeca Pagodinho defende um partido alto, Tá Ruim pra Cachorro.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bacana! vou comprar a do Rebu.

4 de dezembro de 2006 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

bacana! vou comprar a do Rebu.

4 de dezembro de 2006 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, obrigado por ter dado os detalhes de cada disco da coleção. Por isso que o seu blog é leitura diária indispensável para mim.
Só um detalhe: pelo que vi, a coleção tem 26 discos. Você não citou a trilha do programa "TV Colosso".
Abraço,
Felipe.

4 de dezembro de 2006 às 17:20  
Blogger Mauro Ferreira said...

Felipe, na lista oficial enviada pela Som Livre, não consta a trilha do TV Colosso.

4 de dezembro de 2006 às 17:26  
Anonymous Anônimo said...

Fui na loja comprar a trilha de Locomotivas e não encontrei. A coleção já está mesmo à venda?

4 de dezembro de 2006 às 18:16  
Anonymous Anônimo said...

Mano Freire disse...

Não sei porque a Globo, já que vai mal das pernas na venda de novelas para o exterior(segundo a Veja) não abre os arquivos e manda logo ver os DVDs dos especiais Grandes Nomes, os que ainda não sairam. A Som Livre empurra esses Cds de novelas que todo mundo já conseguiu baixars suas músicas, acredito que sim. Ora, mande os DVDs( a preços leves) que todos agradecemos e expulsaremos a pirataria.

Tem Fagner, Gil, Caetano, Jorge Ben e Caetano, Moraes Moreira, Gonzaguinha, Simone, Elba Ramalho(Coração Brasileiro, Arca de Noé, os outros de Rita Lee.... etc.

Grande Mauro, você não tem notícia sobre esse assunto já que saíra Elis e Rita???

5 de dezembro de 2006 às 00:07  
Anonymous Anônimo said...

O da Gal Costa! Gal e Elis, Gal e Elis! Já! DVD e CD! Please!
Humberto
P.s continuo Me perguntando se o do Roberto sai em cd também,porque a trama não faz um golasso e manda o da Gal em Cd?
P.s.Pro ano novo vou arranjar uma outra pergunta. Prometo.
Blog 10!

5 de dezembro de 2006 às 20:06  
Blogger Mauro Ferreira said...

Felipe, perdão, a trilha de TV Colosso faz parte, sim, da coleção.

11 de dezembro de 2006 às 22:36  
Anonymous Anônimo said...

Adorei a iniciativa, eu como um amante de trilhas sonoras, mas quero saber mesmo se tem algum projeto ou pretensao de lancavem as trilha internacionais de novelas. obrigado

13 de agosto de 2008 às 11:19  

Postar um comentário

<< Home