25 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - Sandy & Junior sem identidade...

Ainda não foi em 2006 que Sandy & Junior (foto) conseguiram ultrapassar a barreira infanto-juvenil e encontrar sua identidade musical. O 15º disco da dupla, Sandy & Junior, foi lançado em abril com muita pompa e pouca repercussão fora do (já reduzido) circuito de fãs que idolatram os carismáticos irmãos. A Universal Music divulgou que o CD vendeu 125 mil cópias, somadas a edição simples e a dupla que trazia DVD com os bastidores da dispendiosa gravação. Mas nem este razoável número espantou a sensação de que a dupla fracassou. Novamente. Tanto que Sandy terminou o ano anunciando turnê solo de jazz (!) para 2007, mas ressaltando que continuará com Junior. Aliás, a dupla deverá lançar DVD e CD ao vivo, no próximo ano, com a gravação de seu atual espetáculo.

Houve duas formas de avaliar Sandy & Junior. Se o parâmetro foi a qualidade da produção, o CD até se impôs como o melhor da discografia da dupla. O argentino Sebastian Krys - secundado por Otávio de Moraes e pelo próprio Junior - inseriu os dois irmãos no universo do pop rock internacional com produção grandiosa e uns arranjos azeitados. Os instrumentos foram bem tocados e as vozes foram harmonizadas com muito requinte, sobretudo em Você Não Banca o meu Sim. Em suma, as faixas exibiram um instrumental à altura dos melhores trabalhos do gênero. A embalagem foi legal...

Se o parâmetro, contudo, foi a qualidade das composições, o disco até pôde ser encarado como o pior da dupla. Afinal, a ambição foi grande e a intenção foi tirar os irmãos do universo infanto-juvenil a que eles ainda parecem confinados mesmo depois de adultos. E o CD Sandy & Junior não cumpriu esse objetivo - como o anterior Identidade (editado em 2003 e já recebido com certa frieza pelo público) também não cumprira. Faltou bom repertório para tal. Em bom português: a produção foi rica, mas a música era pobre...

Sandy & Junior não são compositores inspirados. Um dos erros foi o expressivo número de músicas assinadas pela dupla, sozinha ou em parceria. Teria sido mais salutar experimentar outros autores, outras levadas. E de nada adiantou Sandy ensaiar em Discutível Perfeição uma revolta contra sua imagem de princesa certinha. Até sua letra-desabafo pareceu concebida em sala de marketing. E de nada adiantou gravar um razoável rock de Frejat e Mauro Santa Cecília (O Preço). E de nada adiantou juntar Milton Nascimento e Black Eyed Peas em Nas Mãos da Sorte, um samba-rap de sotaque gringo em que Milton chegou a constranger ao dizer um punhado de versos-clichês de Gabriel O Pensador sobre a injustiça social. Alguma coisa continuou soando fora da ordem.. E pior: soou falso.

"Me olho no espelho e já nem sei mais quem sou", admitiu Sandy em Estranho Jeito de Amar, a balada que abriu o CD. Sim, houve baladas (Nós Dois no Abismo, Ida nem Volta), houve as versões (Replay, a primeira música de trabalho) e houve faixas de batida mais pop (Tudo pra Você). Foram 12 músicas em 42 minutos. E ficou difícil apontar uma melodia realmente bonita, uma letra que fugisse dos lugares-comuns, enfim, algo que parecesse realmente verdadeiro. Sandy cantou bem. Junior não fez feio como baterista no meio de músicos mais tarimbados. Mas pairou no ar a sensação de que tudo foi em vão... impressão confirmada ao longo de 2006.

29 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, Mauro! Parabéns! Você está sempre em cima do lance!
Grande abraço!

Paulo - SSA

25 de dezembro de 2006 às 20:04  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, querido!
Você havia me dito que Daniela o chamou para escrever o release de "Balé Mulato - Ao Vivo"! Ainda não o tinha lido! Está no site oficial dela! Fiquei muito feliz! Seus escritos estão maravilhosos! Parabéns! Você sabe que Daniela Mercury é minha Rainha, né?
Um grande abraço!

Paulo - SSA

25 de dezembro de 2006 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

Não entendi uma coisa...
Para o Skank você diz "respeitáveis 53 mil cópias".
Já para essa dupla que vendeu mais de 100 mil cópias foi fracasso.
Dois pesos e duas medidas? Falta de imparcialidade?

26 de dezembro de 2006 às 00:48  
Anonymous Anônimo said...

Ao menos tentaram ...
O Júnior tem uma banda paralela que toca em São Paulo e a Sandy é afinada e curte a boa MPB . Mas acho que o sucesso de antes não virá mais ...
Ao menos tentam mudar . Isso já é motivo pra elogio . Escutei " Replay " e gostei . Mas o CD inteiro não ouvi .

26 de dezembro de 2006 às 01:45  
Blogger Mauro Ferreira said...

Chico, Sandy & Junior estavam acostumados ao patamar dos milhões de cópias. É certo que o mercado caiu pela metade por conta da pirataria física e virtual, mas 100 mil (se esse número for real...) é pouco para a dupla. Já o Skank, desde que trocou o reggae pelas canções, vende 100, 150 mil. 53 mil para um disco que somente agora entra na segunda música de trabalho é número respeitável, ainda que longe de ser fenomenal. O critério é o histórico do artista. 50 mil, hoje, para quem vende 100 mil é bom. Mas 100 mil para quem nunca vendeu menos de 250 mil - e não raro passava das 500 mil cópias - é pouco, sobretudo se levada em conta a imensa campanha de marketing que envolveu o lançamento do cd de sandy & junior. Para sua informação, o próprio Junior considera o disco um fracasso.

26 de dezembro de 2006 às 08:10  
Anonymous Anônimo said...

Sandy e Junior parecem ser duas graças de pessoas. Ultimamente inquietas, tentando romper as amarras que eles mesmos ajudaram a construir. Entretanto Sandy, cantora razoável, não conseguiu até o momento amadurecer a voz, tampouco colocar alguma emoção mais 'adulta' em suas interpretações. Junior, na linha garotão descolado, por enquanto continua apenas deslocado no universo musical.
Eu não apostaria um simples centavo no futuro artístico destas duas agradáveis crianças.

26 de dezembro de 2006 às 10:05  
Anonymous Anônimo said...

Sandy e Junior são duas malas... Não há o que melhorar, eles sempre serão essa merdinha aí.... Há anos que essa duplinha inferniza nossos ouvidos

26 de dezembro de 2006 às 12:44  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Obrigado pela resposta.
Mas algumas coisas têm que ser destacadas.
1)O Cd só tem 7 meses de vida.
2)No site da ABPD vi que já ganharam o certificado de Disco de Platina em Julho. E já está na segunda tiragem AB.
3)Não é porque um artista vendeu 1 milhão um dia que ele está condenado a isso para sempre. Até porque percebo que é justamente essa mudança que a dupla está buscando, uma música menos comercial, popular. Assim, nada mais natural que uma queda nas vendas. Isso é até saudável. Além disso, segundo relatórios, o publico alvo deles é o que mais consome a pirataria e a música pela internet. Assim, os efeitos são mais pesados em cima desses artistas.
4)Não adianta olhar o passado para estabelecer parâmetros de comparação. Ainda mais quando falamos de duas pessoas que começaram suas carreiras com 6 anos de idade e passaram por todas as fases da vida. Aí sim essa comparação com o passado fica ainda mais ineficaz e injusta.
5) No momento atual vejo eles num estilo e proposta perto do Skank sim para serem comparados, uma banda de pop/rock brasileiro. E o Skank também teve uma boa campanha de marketing. Pra não falar no jabá alto que foi soltado na Jovem Pan, Mix FM, Oi FM e outras, fazendo até shows de graça para essas rádios em determinadas ocasiões. Aquela famosa prática já escancarada pelo Tutinha da JP.

*Assim, acho que esse fatores deveriam ser levados em conta. E quando o Junior disse que o disco foi um fracasso? Você conversou com ele? Conta aí pra gente.....

26 de dezembro de 2006 às 13:05  
Anonymous Anônimo said...

Torço pela Sandy. Imagino que ela tenha as condições materiais para trilhar os caminhos que desejar, cantar o repertório que lhe agrada. Sua versão de 'Chovendo na Roseira' é bonita.

26 de dezembro de 2006 às 14:37  
Anonymous Anônimo said...

Desculpa aí, Mauro, mas acho que há uma evidente má vontade do crítico em relação à dupla. Como se percebe, às vezes, uma demasiada condescendência com outros artistas (por exemplo, quem consegue ouvir o "Balé Mulato" inteiro; há algumas boas faixas ali e pronto - e há muita bobagem também). O fato é que hoje quase nenhum artista, nem as incensadas Bethânia e Marisa Monte, faz um álbum com dez, doze canções arrebatadoras. Isso também deve ser levado em consideração. Em suma, o disco de Sandy&Junior é bom, acima da média - e olhe que eu nem sou fã da dupla. Será que teria de vender um milhão de cópias para ser mais valorizado pelo crítico? Voltamos a conversar quando "Pirata" ou "Infinito Particular" chegarem a essa marca!!!
Flavio

26 de dezembro de 2006 às 15:04  
Anonymous Anônimo said...

Sandy está cristalizada na persona da menina família; a voz, embora afinada, não ajuda a mudar de estilo (sequer uma norah jones), portanto corre o risco de não conseguir mesmo evoluir. Já está antigo dizer que meninas boas vão para o céu, mas meninas más vão pra toda parte.
À Sandy resta o paraíso.
Quanto ao Junior, se continuar malhadinho daquele jeito, em um ou dois anos o convidarei para um solo de guitarra aqui em casa.

26 de dezembro de 2006 às 17:09  
Anonymous Anônimo said...

tudo certo com seu comentário, billy. contudo, em vez de um solo, preferiria um duo de guitarra com o gato. eu tb sou rock...

26 de dezembro de 2006 às 22:06  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Flávio de 1:04PM. Sempre notei também essa má vontade do Mauro em relação à dupla Sandy e Junior. Nunca vi um elogio e muitas vezes vejo ele falar bem de alguns cds bem abaixo do nível deste último de Sandy e Junior.
Além desse da Daniela e diversos outros, tem um exemplo gritante: ele julgou com uma boa cotação e como bem sucedido o ultimo CD do KLB que é péssimo, cheio de versões e vozinhas melosas e que teve vendagem bem inferior.
Realmente não dá pra entender o que passa na mente do Mauro quando o assunto é essa dupla. Não sei se ele acha que eles têm muito talento e espera uma coisa muito boa deles sempre ou se é perseguição mesmo...

26 de dezembro de 2006 às 22:27  
Anonymous Anônimo said...

Vi os indicados ao Grammy Latino 2006 e este CD Sandy & Junior estava presente. Acho que o Mauro está sendo muito exigente.
Eles estão no caminho certo. É uma fase de transição, precisa de tempo.

E a Sandy só tem 22 anos. Nessa idade a voz ainda nem passou por todas as transformações naturais. Já imaginaram ela com 35 anos? Vai tá no ponto.... Acho ela bem versátil, canta bem vários estilos. Ela tem boas variações e extensão vocal, além de alcançar impressionantes agudos facilmente, enquanto muitas cantoras penam pra conseguir.

26 de dezembro de 2006 às 23:19  
Anonymous Anônimo said...

O tempo já passou . Eles sabem disso e seus fãs também . Os próximos serão : Calypso , Latino , Tati Quebra Barraco , Ivete Sangalo , Kelly Key ...

27 de dezembro de 2006 às 03:55  
Anonymous Anônimo said...

Sandy no Jazz ? Sei ... ela cantando Segue o seco e Fotografia é de lascar

27 de dezembro de 2006 às 06:58  
Anonymous Anônimo said...

aos 22 anos maria bethânia já adquirira prestígio e respeito; elis já demonstrara ser a grande cantora que era e já consideravam gal costa uma das maiores cantoras do país.
essa adolescência não está se estendendo por demais não?!

27 de dezembro de 2006 às 10:02  
Anonymous Anônimo said...

Cauê,
A Sandy já é considerada uma grande cantora. Pode não ser para você, mas para muita gente já é. Possui milhões de admiradores do seu trabalho e já fez duetos e foi bastante elogiada por: Milton Nascimento, Cesar Camargo Mariano, Caetano Veloso, Pedro Mariano, Leny Andrade, Marcelo Bratke, Oscar Castro Neves, Bocato e diversos outros.

E depois de algumas décadas é fácil falar que Gal, Bethania e Elis com 22 anos eram excelentes cantoras. Realmente eram, mas também tenho memória boa e lembro que sofriam muitas críticas e muita gente não gostava. Assim como ocorre com a cantora Sandy hoje.

27 de dezembro de 2006 às 13:47  
Anonymous Anônimo said...

Ao contrário da prima Wanessa, Sandy tem talento, mas suas limitações pessoais e artísticas a impedem de sair do remereme que a consagrou (???). Junior, músico razoável, não tem o menor carisma para uma carreira solo; sendo assim, o que a DUPLA tinha a apresentar já foi visto e revisto e não consigo ver novos rumos para ambos, juntos ou separados.
Em todos estes anos de carreira não há nada relevante que me tenha sido apresentado por esta dupla (quem sabe meus colegas aí de cima me demonstrem o contrário, apontando algumas canções significativas dos meninos).

A peneira do tempo é incorruptível.

27 de dezembro de 2006 às 15:19  
Anonymous Anônimo said...

O seu colega Jamari França do Jornal OGlobo colocou o disco de Sandy e Junior entre os melhores do ano.
E o Antônio Carlos Miguel também o considerou um bom disco de pop-rock e elogiou essa virada da dupla.

27 de dezembro de 2006 às 22:50  
Anonymous Anônimo said...

1.19, vc está propondo uma missão impossível. Quem - com um mínimo de sanidade mental - conseguiria apontar UMA ÚNICA canção realmente considerável, desta dupla???
Fumando espero.

28 de dezembro de 2006 às 12:14  
Anonymous Anônimo said...

Assisti a tentativa de Sandy de incursionar por outro tipo de repertório no Auditório do Ibirapuera e foi lamentável. Embora empática, Sandy não tem maturidade vocal para cantar qualquer coisa que tenha algum significado, digamos, adulto. Bonitinha e afinadinha, a garota interpreta qualquer coisa como se estivesse cantando no parque, a léguas da intenção das canções. Se tenta embarcar no sentido da letra, a coisa se complica ainda mais, porque soa patético e arquetípico. Profissional em sua seara, Sandy se torna de um amadorismo ginasial quando tenta levar a sério músicas que pedem um mínimo de emoção e maturidade.

28 de dezembro de 2006 às 13:25  
Anonymous Anônimo said...

Quem é bom já nasce feito e resiste a modismos. Sandy tem talento, é uma boa cantora, mas tem que parar de dar ouvidos a esta gente de gravadoras, não entendem nada. Agora tem muita gente ruim na indústria que é filha de famosos. Um abraço Mauro, e estou sumido do blog, pois estou curtindo o meu RJ.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF) atualmente na minha TERRA MARAVILHOSA (RJ).

28 de dezembro de 2006 às 14:54  
Anonymous Anônimo said...

rs... Vejo q suas fontes são totalmente erradas! rsrs
1° O cd saiu no fim de abril e jah saiu com 100 mil cópias!!
2° Com uma semana o cd chegou a 150 mil
3° No site da respeitada ABPD tem o certificado de disco de ouro e platina, ou seja 175 mil!
4° o Site demora a atualizar certificados, e pelo que jah vi, o cd jah está com 350 mil cópias vendidas!
5° e como vc diz "respeitáveis 53 mil cópias" pro skank? ¬¬

Fala serio!!
ei, dsculpa, mas faz o seguinte! Procura fontes confiaveis de depois vc escreve as coisas, ok??
e para os fãs esse cd eh um dos melhores, foi indicado ao grammy, teve repercução em varios paises! dpois cito aki, ok??
abração e pesquisa mais as coisas antes de escrever! hehe

31 de dezembro de 2006 às 20:05  
Anonymous Anônimo said...

Para os críticos de plantão eu deixo meu recado: Se Sandy não fosse boa no que faz, se a voz dela não fosse boa, ela não seria convidada para tantos projetos paralelos. O que vale a sua opinião diante das pessoas que entendem de jazz como o Marcelo que convidou a Sandy! Se enxergue!
E tem mais: as pessoas e a imprensa no geral precisam parar de se preocuparem com a vida pessoal de Sandy. Sandy já provou que tem talento. Se ela já fez sexo ou não, se gosta de baladas ou se não curte, isso é particular dela não?
As pessoas estão se esquecendo de que o artista precisa provar é o que ele sabe fazer. O porquê de ser artista. O que ele faz ou deixa de fazer na vida pessoal, é PESSOAL, como o próprio nome sugere.
Esse povo é mesmo hipócrita. Criticam a Sandy o tempo todo. O que dizer então de Wanessa Camargo, Keli Ky, e tc. Wanessa então, parece ter talento pra falar da vida de outros artistas e depois sair como vítima... acha que por se casar com um carinha da alta classe social, que pode pisar nas outras pessoas. É o povo brasileiro...

4 de janeiro de 2007 às 14:19  
Anonymous Anônimo said...

nada contra, mas vc poderia respeitar maia a dupla Sandy e Junior q fizeram uma belissima carreira ao longo de 17 anos. Foram considerados o melhor show do Rock in Rio na noite q se apresentaram e os primeiros artistas brasileiros a lotar o Maracnã. e vc diz q eles não sairam do infanto-juvenil?

29 de agosto de 2008 às 12:14  
Anonymous Anônimo said...

mais a sandy do que o junior ja provou que é uma artista de personalidade embora suas canções nao sejam grandes classicos estao muito a frente de outras composições de artistas da mesma faixa de publico, "tudo pra voce", "voce nao banca meu sim", "estranho jeito de amar", "abri os olhos" são musicas muito boas, aposto que se fossem outros artistas cantando iriam dizer maravilhas das letras mas como é sandy e junior os criticos ja carregam certa perseguição ao falar a respeito

5 de abril de 2009 às 03:30  
Blogger Matheus Martins said...

Velho recalcado!

5 de junho de 2012 às 15:05  
Blogger Matheus Martins said...

Velho recalcado!

5 de junho de 2012 às 15:05  

Postar um comentário

<< Home