8 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - Prince voltou a reinar nas paradas

E Prince voltou a reinar neste 2006, inclusive do ponto de vista comercial. Lançado em março nos Estados Unidos, o álbum 3121 (à direita) entrou direto no topo da parada da revista Billboard - a mais importante e respeitada do mercado americano. Foi a primeira vez que um disco de Prince já estreou na liderança da parada. A vendagem de 183 mil cópias do CD na primeira semana foi até modesta para os padrões dos EUA, mas sinalizou o ótimo momento do artista. Desde 1989, quando lançou a trilha de Batman, Prince não chegava ao topo da parada. Fato até corriqueiro na década de 80, quando chegou a disputar o trono com Michael Jackson e Madonna pela incomum inventividade mostrada em seus discos. Em 1984, Purple Rain chegou ao primeiro posto (mas não na primeira semana). No ano seguinte, o CD Around the World in a Day repetiria a façanha.

Por conta de crise artística e pessoal, que o motivou inclusive a adotar como nome artístico um símbolo impronunciável, Prince havia se afastado das paradas. Não por acaso, o sucesso começou a voltar quando reviu sua postura e passou novamente a assinar seus discos como Prince, em decisão acompanhada de trabalhos mais consistentes como o recente Musicology, álbum de 2004.

A propósito, Prince começou a voltar a ser Prince em 2004 com o lançamento de Musicology, um álbum à altura de sua produção áurea dos anos 80. 3121 apenas confirmou o retorno à boa forma. Trata-se de um disco exuberante e consistente que pôs Prince de novo no mesmo patamar artístico alcançado por ele na década em que lançou petardos como Sign o' Times. Aliás, Get on the Boat - o funkaço à moda antiga que fecha o CD - foi apenas um exemplo da capacidade do mestre de aglutinar rock, funk e soul em grooves incendiários e antenados com a modernidade. A boa novidade foi um toque (cool) de latinidade em músicas como Te Amo Corazón.

3121 chegou às lojas recheado de amostras de que a velha chama voltara, sim, a acender: o rock funkeado Fury, a balada Satisfied, a incursão pelo rap em Beautiful, Loved & Blessed... Um funk como Black Sweat em nada destoaria do repertório de qualquer álbum editado pelo cantor nos anos 80. Para completar, Prince tocou vários instrumentos e exibiu vocais luminosos. Ou seja, se firmou novamente como um dos grandes criadores da música americana.

P.S.: Aproveitando que Prince voltou à boa forma e às paradas, a Warner Music - a gravadora dona do acervo do artista em sua fase áurea - lançou em agosto a compilação dupla Ultimate Prince. O disco 1 reúne 17 sucessos do astro que se impôs na década de 80 com saborosa fusão de soul, funk, pop e r & b.. Entre os vários hits, Purple Rain, Sign 'O' Times, 1999, Controversy, Uptown, Nothing Compares 2 U (em versão ao vivo) e Diamonds and Pearls. O disco 2 enfileira remixes e versões estendidas de 11 músicas diferentes, incluindo o clássico Kiss, de 1986. Ultimate Prince é para quem não tem os álbuns originais ou sequer uma compilação do artista.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

amo Prince

29 de agosto de 2008 às 15:28  

Postar um comentário

<< Home