27 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - O tijolo menor da obra de Chico

Foram oito (!!) anos de espera por um disco de inéditas de Chico Buarque. A expectativa - naturalmente grande - não foi satisfeita em maio com o lançamento de Carioca, o primeiro de repertório novo do compositor desde As Cidades, CD de 1998. Com tiragem inicial de 151 mil cópias, o álbum marcou a estréia de Chico (em foto de Bruno Veiga para o encarte) na gravadora Biscoito Fino, que fabricou Carioca no formato simples e em edição dupla que reuniu CD e o DVD Desconstrução, com longo chato making of da gravação. Mas, se o disco decepcionou, o mito continuou intacto - como provaram acirradas disputas pela compra de ingressos para o show da turnê que estreou em agosto, em São Paulo, e chega ao Rio em 4 de janeiro, para temporada de seis semanas no Canecão.

A rigor, quase todas as 12 músicas apresentadas nos 36 minutos e 51 segundos do CD Carioca se revelaram tijolos menores da obra grandiosa construída por Chico há 40 anos. Houve raro requinte nos arranjos e nas harmonias, mas a impecável produção apenas disfarçou a triste ausência de músicas à altura de um compositor habitualmente magistral. Não saiu do disco um novo clássico do cancioneiro de Chico. E os elogios derramados de parte da crítica foram feitos mais pela reverência ao mestre do que pela genuína admiração das músicas. Como aliás já vem acontecendo há tempo.

Os arranjos do fiel violonista Luiz Cláudio Ramos embalaram com sofisticação exemplar repertório irregular que tangenciou o atual Rio de Janeiro de forma mais ou menos explícita. O choro-canção Subúrbio já abriu o CD mapeando sem romantismo sons, costumes e mazelas dos bairros da periferia da cidade. E as intervenções da flauta de Marcelo Bernardes e do clarinete de Paulo Sérgio Santos pontuaram música que chamou mais atenção pela letra engenhosa do que pela melodia. A propósito, em Carioca, o Chico letrista superou - e muito - o melodista já menos inspirado. Quem te viu...

"Fala a língua do rap", propôs Chico em verso de Subúrbio. Atento aos novos sons da cidade, o compositor inseriu até rap (intitulado Embolada) e programações eletrônicas no baião Ode aos Ratos - extraído da trilha do musical Cambaio, composta em 2001 em parceria com Edu Lobo (o baião já tinha sido gravado por Chico em 2001 no CD que registrou a trilha sonora do musical). A levada nordestina ficou bem menos evidente no quase fox Outros Sonhos, apesar da adição do acordeom de Dominguinhos. "De noite raiava o sol / Que todo mundo aplaudia / Maconha só se comprava na tabacaria", delirou o compositor na letra, reproduzida em jornais.

Sintomaticamente, as melhores músicas foram as mais antigas. O único samba do disco, Dura na Queda, foi composto para a peça Crioula, que contou a vida de Elza Soares. Na versão do autor, o bom samba ganhou sopros e clima de gafieira. Já a valsa Imagina, criada por Tom Jobim em 1947 e letrada por Chico em 1983, se impôs naturalmente, adornada pela voz segura de Mônica Salmaso e pelo piano de Daniel Jobim, neto do maestro soberano de Chico. Ainda que Imagina já tenha merecido registros mais inspirados…

As canções também não estiveram entre as mais arrebatadoras de Chico. A mais bonita - Por que Era Ela, Por que Era Eu, o tema do filme A Máquina - já tinha sido lançada na compilação Chico no Cinema, editada no fim de 2005. Também envolvente, As Atrizes combinou cordas e lirismo em tributo às divas do cinema francês que apareciam nuas na tela do cinema e da mente do compositor. Ela Faz Cinema - destaque da safra irregular - evocou clima bossa-novista enquanto Sempre - criada para um filme de Cacá Diegues, O Maior Amor do Mundo – exibiu tom camerístico. Já Renata Maria (primeira música de Chico com Ivan Lins) foi banhada pela atmosfera onírica que inexistiu na (mediana) gravação original de Leila Pinheiro. Leve, samba-canção levemente abolerado, deveria ter permanecido nos discos de Dora Vergueiro e de Carol Saboya.

Foi tudo harmônico e refinado (a exemplo do choro Bolero Blues, a primeira parceria de Chico com seu baixista Jorge Helder), mas quase nenhuma música nova conquistou para valer no (bom) CD, aquém da genialidade ímpar de Chico Buarque. O abismo entre a produção antiga e a atual do compositor carioca ficou mais nítido com a reedição dos três primeiros discos do artista, gravados na extinta RGE - entre 1966 e 1968 - e embalados em digipack pela Som Livre na caixa Os Primeiros Anos. E principalmente com a chegada às lojas, em dezembro, da bela coleção Chico Buarque Essencial, que repôs em catálogo, em edições avulsas, 17 discos do período 1970 - 1986. Mas o mito continuou intacto. Carioca à parte, Chico Buarque ainda é e sempre será unanimidade nacional.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fui no show em São Paulo. Chico é o máximo sempre. Pode o crítico torcer o nariz que o público idolatra Chico. Os cães ladram...

27 de dezembro de 2006 às 10:54  
Anonymous Anônimo said...

Maurão, agora foi vc quem não considerou a opinião dos críticos que elogiaram o CD, a despeito da reverência que o gênio merece. Eu, longe de ser um crítico, fiquei à pampa com este CD. Achei genial e, principalmente, a cara do Chico. Creio que outros caras tb, críticos ou não. Decepção zero. Poesia de primeira, arranjos sofisticados, algumas belas melodias, enfim, um Chico dos bons.

27 de dezembro de 2006 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

Isso pra não falar no show que foi apenas irrepreensível. Apoteótico. Musical de primeira!!!

27 de dezembro de 2006 às 12:32  
Anonymous Anônimo said...

2006 está fechando e assisti, em São Paulo, dois espetáculos inesquecíveis: Carioca e Dentro do Mar tem Rio. Chico e Bethânia foram ovacionados pelo público paulista. Mérito ainda maior para o Chico, que permaneceu quase dois meses em cartaz e desfiou um repertório que não encontra paralelo na MPB. O CD homônimo em nada destoa dos inúmeros discos que o consagraram como o maior compositor deste país.
Resta-nos agora aguardar o retorno da Bethânia, que - para nosso deleite - voltará em abril para nova temporada de seu show igualmente deslumbrante.

27 de dezembro de 2006 às 14:50  
Anonymous Anônimo said...

Coisa rara neste blog - onde já li até loas para Joelma, aquela - Chico é referência unânime de qualidade e bom gosto. Em todos os CDs de Chico há alguma coisa rara, genial. Carioca não é excessão. E perfasendo cada faixa de todos os seus discos a gente se depara com uma obra superior, coesa, madura. Difícil encontrar discos melhores ou piores do Chico. Artesão das palavras e cada vez mais elaborado musicalmente, Chico continua tecendo seu bordado onde, aqui e ali, se destacam elementos de absoluta genialidade. Coisas de artesão.

27 de dezembro de 2006 às 16:34  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Theodora mas acrescentaria Lá nos Primórdios, da Marina Lima. A voz deficiente foi compensada por muito estilo, elegância e um final deslumbrante (pelo menos em SP que contou com o gramado do Ibirapuera ao fundo do palco).
Menção para o Ce do Caetano, que encontrou no Sesc o local ideal para apresentar sua verve de 'jovem senhor' para uma platéia que, coerente com o artista, não admite a passagem do tempo para Caetano.

Mauro, gostaria que vc fizesse uma lista, além dos CDs, dos melhores shows do ano. Que tal?
Aproveito para te desejar sucesso em 2007 e parabenizá-lo por este espaço, para mim, o melhor do gênero. Fiquei cativa.
Obrigada. beijinho.

27 de dezembro de 2006 às 17:14  
Anonymous Anônimo said...

CHICO, CHICO, CHICO.

Depois os outros.

28 de dezembro de 2006 às 12:40  
Anonymous Anônimo said...

Maurinho, voltei. Bronzeada e saudosa. Estive velejando entre Rio e São Paulo; foi lindo, apesar do tempo meio rebelde, vez em quando. Vim direto ao seu encontro e dos nossos coleguinhas.
Em suas anotações de final de ano, peço que não se esqueça de mencionar Aninha. Não será sem razão:
- Ela lançou dois CDs maravilhosos (meu gatinho não permitiu que os levasse em viagem; ele só curte jazz, blues, clássicos, essas besteirinhas - no problem, me falou coisas lindas em alto mar). A voz de Aninha lhe soa um pouco hard demais...deixa ele!
- Ela brilhou no Saia Justa com sua simpatia, suas tiradas sacadíssimas e seu violão divino.
- Ofertou à Bethânia o maior sucesso do CD de águas.
- Emagreceu uns quilinhos que eu percebi, sim, tornando-se ainda mais bela.
Enfim, motivos não faltam, concorda?

Bem, vou desfazer a mochila. Ficarei aguardando.
beijinhos ensolarados a todos.

28 de dezembro de 2006 às 15:02  
Anonymous Anônimo said...

Ah, me esqueci do Chico, de quem usei o post. Sorry, so sorry!!!
Francisco e seu belo par de olhos. Fulminantes.

28 de dezembro de 2006 às 15:04  
Anonymous Anônimo said...

Meninos, recebi este texto e achei tão gracinha que quis compartilhar com vocês.
Maurinho, com sua permissão:

Eu peço que a estrada se abra a sua frente,
Que o vento sopre lentamente às suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos
E, até que nos encontremos de novo,
Que Deus lhe guarde na palma de sua mão.

Não é lindo? Faço minhas estas palavras.
beijinhos vento.

28 de dezembro de 2006 às 16:22  
Anonymous Anônimo said...

BRISINHA, QUE FALTA VC FEZ. TUDO O QUE VEM DE VC TEM BELEZA. ATÉ SUA ANINHA GANHA UNS CONTORNOS QUE, OLHANDO ASSIM, A GENTE NEM PERCEBE.
TE DESEJO SAÚDE E, AO CHICO - O MELHOR -, QUE CONTINUE O MESMO.

28 de dezembro de 2006 às 22:35  
Anonymous Anônimo said...

Achei lindo, Brisa. Saúdo vc com um dos versos mais belos do Chico: "passas sem ver teu vigia catando a poesia que entornas no chão".
Feliz 2007 a todos.

29 de dezembro de 2006 às 19:56  
Anonymous Anônimo said...

Chico é tudinho de bom

30 de dezembro de 2006 às 06:07  
Anonymous Anônimo said...

Beija, beija, beija!...

31 de dezembro de 2006 às 17:51  

Postar um comentário

<< Home