29 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - O arrasta-pé infantil de Zé Renato

Intérprete de poderosa artilharia vocal, Maria Rita saudou a arte de cantar ao regravar lindamente - e sem exibicionismos vocais - Sina de Cigarra, tema de Jackson do Pandeiro e Delmiro Ramos. A apropriada releitura de Maria Rita foi trunfo do CD Forró pra's Crianças, bem produzido por Zé Renato para o selo Biscoitinho, da gravadora Biscoito Fino. O disco, um dos melhores de 2006, foi lançado em setembro e marcou a segunda investida de Renato no universo infantil (a primeira, Samba Pras Crianças, inaugurou o selo Biscoitinho em 2003 de forma igualmente primorosa). Dez!

Boa parte da graça do disco esteve na arregimentação de um coral infantil - formado por onze alunos do Conservatório Brasileiro de Música e da Escola de Música Villa-Lobos - para interpretar cocos, xotes e baiões ao lado de astros da MPB como Chico Buarque (bem à vontade no xote Morena Bela, de Onildo de Almeida com Juarez Santiago), o próprio Zé Renato (intérprete da Cantiga do Sapo, de Jackson e Buco do Pandeiro) e Zélia Duncan, muito desenvolta ao mastigar Chiclete com Banana, o hit de Gordurinha (1922 - 1969).

A maior parte do repertório veio da obra de Jackson do Pandeiro (1919 - 1982), forte pilar da música nordestina como compositor e como cantor de suingue raro e de divisão endiabrada. De Jackson, Elba Ramalho cantou Forró em Campina, um tema nostálgico que - por conta da origem da cantora - adquiriu veracidade na voz de Elba. Dosando seus habituais malabarismos vocais, João Bosco se divertiu no Forró em Limoeiro, pérola da lavra de Edgar Ferreira (1922 - 1995). Já Alceu Valença, bem gaiato, encarnou o professor Quiabo no baião Quadro Negro, parceria de Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti (1915 - 1968). É mestre e deu uma aula de forró...

Com sua habitual verve, Eduardo Dussek atenuou a malícia erótica dos versos de Sebastiana, outro clássico de Rosil Cavalcanti, que é autor também do Coco do Norte, aqui revivido na voz arretada de Silvério Pessoa. Revelação de 2005, Roberta Sá é intérprete mais identificada com o samba, mas fez pulsar sua veia nordestina em Tum Tum Tum. A gravação de Roberta foi aberta a capella pelo coro infantil que abrilhantou o disco e que lhe deu o (necessário) caráter lúdico. Zé Renato acertou ao apresentar graciosamente o forró para as crianças. Seu arrasta-pé infantil foi danado de bom!!!

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

MARIA RITA É GRANDE COMO A MÃE! DOA A QUEM DOER!

29 de dezembro de 2006 às 11:47  
Anonymous Anônimo said...

Esse cd é ótimo!!! Maria Rita, Zélia Duncan, Roberta Sá, Alceu Valença, Elba RAmalho, Chico Buarque, Eduardo Dussek e Zé Renato, todos eles são fodas!!!

29 de dezembro de 2006 às 14:15  
Anonymous Anônimo said...

ME PARECEU INTERESSANTE . TANTO O PROJETO COMO O CD . ATÉ CHICÃO TEM ...

30 de dezembro de 2006 às 05:58  
Anonymous Anônimo said...

Não dói não! Somente que não é possível ser grande como a mãe.E ela mesma,a Maria Rita, tem plena consciência disso.Ela é boa e tem demostrado que pode fazer um trabalho interessante. Espero que ela cresça profissionamente e se torne melhor ainda.
Humberto

1 de janeiro de 2007 às 18:00  

Postar um comentário

<< Home