28 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - Luz interior de Gil brilhou em CD

Criada com base nos cânones tropicalistas, a obra fundamental de Gilberto Gil (foto) muitas vezes trouxe questões transcendentais embutidas em sua vivacidade rítmica. Adepto pioneiro da filosofia zen, apreendida no duro cotidiano de sua prisão e do conseqüente exílio londrino na virada dos anos 60 para os 70, Gil é compositor de freqüente ótica espiritualista. Foi este pensador mais filosófico que prevaleceu em Gil Luminoso, CD relançado em agosto pela Biscoito Fino. Gravado em 1999, para ser encartado no belo livro de arte GILuminoso - A Po.ética do Ser, de Bené Fontelles, o disco nunca havia chegado às lojas de forma avulsa. Até este ano...

Foi puro deleite ouvir a música de Gil somente com sua voz e seu violão de múltipla musicalidade. A maioria dos temas veio dos anos 70 - década em que o artista aprofundou sua experiência existencialista em discos como Refazenda (1975), do qual Gil Luminoso recuperou, não à toa, as faixas Meditação e Retiros Espirituais. Moldado para reflexão das letras, o tom interiorizado do álbum possibilitou maior valorização dos versos de Metáfora (1982), Raça Humana (1984) e Tempo Rei (1984) - três músicas gravadas originalmente em período em que o compositor testava sonoridade pop em sua discografia (com resultado bem irregular).

Para colecionadores da obra fonográfica de Gil, o álbum agrupou músicas até então meio dispersas na discografia do compositor - casos de Preciso Aprender a Só Ser (o tema que inverteu a lógica individualista do samba-canção bossa-novista Preciso Aprender a Ser Só e que tinha sido lançado em compacto de 1973), O Som da Pessoa (então inédita parceria com Bené Fontelles, de 1983), Copo Vazio (lançada por Chico Buarque em seu álbum Sinal Fechado, de 1974, e regravada por Gil no mesmo ano num disco ao vivo de moderada repercussão), O Compositor me Disse (outra música do álbum ao vivo de 1974) e Você e Você, tema de 1993, criado para Gal Costa incluir no grande álbum O Sorriso do Gato de Alice.

Ouvidas num mesmo álbum, essas reflexões espiritualistas a cerca dos mistérios da raça humana adensaram a já vasta obra de Gil. Ao procurar visão menos materialista, que transcendesse a matéria, o compositor exibiu luminosidade ímpar. E essa intensa luz interior brilhou em disco que merecia mesmo reedição avulsa para ficar mais acessível aos admiradores deste artista - de fato!! - luminoso.

1 Comments:

Anonymous Horácio said...

o banda dois é demais

26 de janeiro de 2010 às 18:43  

Postar um comentário

<< Home