2 de novembro de 2006

Em foco, a visão tupiniquim do rock estrangeiro

Resenha de CD / DVD
Título: Rockin' Days
Artista: Vários
Gravadora: Indie Records
Cotação: * *

Pela capa, típica de coletânea barata, já dá para perceber que este projeto criado para festejar os 50 anos do rock não chega às lojas com o requinte que merecia. A boa idéia do produtor Luiz Carlos Meu Bom foi reunir nomes do pop rock nativo para regravar clássicos de grupos estrangeiros. Com exceção do Skank, que afia a pegada roqueira para rebobinar You Really Got me (The Kinks, 1964), o elenco apresenta bandas do segundo e do terceiro escalão. Mas o que empana o brilho da festa é o resultado bem irregular dos covers. Nenhum chega a ser constrangedor, mas tampouco alguém realmente brilha no CD e DVD Rockin' Days, editados pela Indie Records com gravações feitas em estúdio com banalidade condizente com a insossa capa.

Justiça seja feita: o Biquíni Cavadão consegue clonar em Overkill (Men at Work, 1983) a pegada do registro original, com dose a menos de melancolia. Da mesma forma que o Autoramas toca Blue Suede Shoes (Elvis Presley, 1956) fiel à batida do registro mais célebre do rock de Carl Perkins. Mas tem músicas, como Lithium (Nirvana, 1991), que são osso duro de roer pela carga emocional adicionada pelos cantores originais - no caso, Kurt Cobain. E aí até uma boa banda, como a Leela, acaba soando como Danni Carlos, por mais personalidade que tenha. Era missão quase impossível.

Se Os Britos cantam clássico dos Rolling Stones (Let's Spend the Night Together, 1967) como se fossem os Beatles, Vinny até tenta evocar o universo de Led Zeppelin (Black Dog, 1971) e o grupo Tantra fica com a ingrata missão de reapresentar Mr. Tambourine Man (Bob Dylan e The Byrds, 1965). Já o Uns e Outros se arrisca a pisar no território sagrado dos Doors (People Are Strange, 1967). Nos extras do DVD, os artistas repetem frases feitas sobre o rock, cujos dias são melhores do que fazem supor o projeto de covers.

1 Comments:

Anonymous Otávio said...

viva o rock

16 de dezembro de 2009 às 17:02  

Postar um comentário

<< Home