28 de novembro de 2006

Bethânia e Brown dividem discos com cubanos

Os próximos discos de Carlinhos Brown e de Maria Bethânia (em foto de Leonardo Aversa) serão trabalhos divididos com artistas de Cuba. Com profícua produção fonográfica desde que ingressou no cast da gravadora Biscoito Fino, em 2001, a intérprete baiana - que acaba de lançar dois álbuns, Mar de Sophia e Pirata - entra em estúdio em janeiro para gravar CD com a cantora Omara Portuondo, um dos nomes projetados mundialmente em 1999 pelo filme Buena Vista Social Club. Já Brown gravou em Salvador (BA), com produção de Alê Siqueira, disco feito com o pianista Roberto Fonseca. Um dos virtuoses do afro-jazz de Cuba, Fonseca já tocou com intérpretes como o saudoso Ibrahim Ferrer.

49 Comments:

Anonymous Anônimo said...

BETHANIA AINDA FICA A NOS DEVER UM DE DUETOS, OUTRO DE SAMBAS, UM ACUSTICO MTV E UM SONHO ANTIGO, UM CD COM GAL! ...E O REPERTORIO DESTE NOVO PROJETO? JA SE SABE ALGO MAURO?

28 de novembro de 2006 às 08:03  
Anonymous Anônimo said...

Carlinhos Brown , reverenciado na Espanha e na America Latina faz muito bem em se juntar com essa turma . Já gravou com Bebo Valdéz e queria gravar um com Ibrahim mas o cubano morreu !

28 de novembro de 2006 às 08:29  
Anonymous Anônimo said...

Um fã(natico)de Bethânia disse sobre Gal ( gal e seus discos sem história, sem sentido, com nada a declarar ) e agora ???

28 de novembro de 2006 às 08:41  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,o que rola de escuso,político ou misterioso nestes bastidores da nossa música que impede de Bethânia dividir um disco tão incensado,esperado e propagado pela mídia e até por você,com a Nana Caymmi,mas se permite com uma cubana desconhecida?Será que é a gravadora da Bethânia ou a preguiça e indisposição eterna da Nana?

28 de novembro de 2006 às 08:53  
Blogger Mauro Ferreira said...

Anônimo das 6:53, não rola nada de escuso. Nana apenas está dedicada a gravar discos em homenagem a seu pai, Dorival Caymmi. Seu próximo álbum será o terceiro da trilogia com a obra do compositor. É um desejo de Nana que deve ser entendido como a vontade de reverenciar o pai enquanto ele está vivo. E todos sabemos que a saúde de Caymmi anda bastante fragilizada nos últimos anos.

28 de novembro de 2006 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida,Mauro,e ela está corretíssima.Mas cantar as músicas do pai,ela canta(divinamente)"até dormindo".Todos não estão fazendo dois por ano?Mas tenho certeza que mesmo cantando músicas manjadas(e belas)do pai ela tem a capacidade de surpreender e revolucionar.Não é mesmo?Quando sai o disco?

28 de novembro de 2006 às 09:12  
Anonymous Anônimo said...

Menino, eu não tô acreditando nessa baiana...será que ela trocou o dendê por pó de guaraná???

28 de novembro de 2006 às 09:32  
Anonymous Anônimo said...

Desde que entrou na Biscoito, Bethânia dá carta e joga de mão. Lembrando vovó: "um boi solto se lambe todo...".

28 de novembro de 2006 às 09:33  
Anonymous Anônimo said...

Acho ótimo Carlinhos dar uma repaginada em sua carreira e essa galera de Cuba bomba legal.
Quanto a Bethania, ainda estou me deslumbrando com o Mar de Sophia e não posso sequer pensar em outro num futuro próximo. Os dois CDs recém-lançados são excelentes mas O MAR... é dos mais incríveis de toda sua carreira. Não canso de ouvir.

28 de novembro de 2006 às 09:54  
Anonymous Anônimo said...

Pois para mim ela está devendo um de músicas francesas que prometeu há alguns anos...EU QUERO!!!

28 de novembro de 2006 às 10:02  
Anonymous Anônimo said...

MAURINHO, por Dios!
Vc acredita que esta senhora aos 75 anos acompanhe o pique desta garota baiana incansável, serelepe e arteira???
Eu, de minha parte, acho uma temeridade...

28 de novembro de 2006 às 10:10  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia continua surpreendendo. O disco com Omara pode ser um marco... Mas ela ainda precisa gravar o de inéditas, pois já tem muito material em mãos. E, principalmente, gravar Ivan Lins, um compositor que já declarou que gostaria muito de ter uma música na voz dela. Outra coisa que ela poderia fazer: gravar um disco só com músicas de Chico que ela nunca gravou. Ainda tenho esperança de ouvi-la cantar "Bastidores"

28 de novembro de 2006 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

Queria saber qual o nome do energético q Bethânia anda tomando!!! Qdo eu souber, vou mandar uma caixa pra casa de Gal.
Quem sabe... :)

28 de novembro de 2006 às 11:24  
Anonymous Anônimo said...

Outro Cd em breve ? Que maravilha. Bethânia é uma inspiração eterna para qualquer artista. Uma demonstração de vigor e de que o verdadeiro artista expõe sua arte com verdade e sabedoria. Os cds das águas são lindos. Mar de Sophia é arrepiante, um dos melhores trabalhos da carreira. Já estou feliz em saber que em breve teremos outro documentário sobre a Abelha Rainha nos cinemas. E claro a pergunta que não quer calar : SERÁ QUE ESTE NOVO SHOW VAI SAIR EM DVD ??????? Tomara que sim.

beijos do Edu ( abc )

28 de novembro de 2006 às 12:40  
Anonymous Anônimo said...

Vai ter outro documentário sobre Bethânia nos cinemas? De quem é? Outra coisa, alguém sabe se há previsão de lançamento em DVD do Maria Bethânia do Brasil, documentário da TV francesa? Parabéns à maravilhosa Bethânia! Ah, se todos os políticos brasileiros fossem como Bethânia, que maravilha seria o Brasil!

28 de novembro de 2006 às 12:53  
Anonymous Anônimo said...

Para o Anonimo que mandou recado para o Maurinho

Ser que dá prá botar " las patitas" no chão?? Omara Pontuondo é UMA LENDA VIVA como é Cesária Evora e está se tornando a portuguesa Mariza. Bethânia ainda tem de comer muito vatapá para chegar aos pés dessas divas. Tá no caminho mas ainda não chegou. Falando em energético para a Gal, manda tb para a Simone e pro seu produtor que tem nome de desenho animado: Moogie Canazio. Haja saco!!!

28 de novembro de 2006 às 13:38  
Anonymous Anônimo said...

Ela Tá demias!
Agora sim.
Sabe o que quer e como fazer!
Manda vê!
Arrebentou!

28 de novembro de 2006 às 14:09  
Anonymous Anônimo said...

o disco já está sendo gravadono Rio.

28 de novembro de 2006 às 19:18  
Anonymous Anônimo said...

bethania e marisa monte são as maiores cantoras-empresa do brasil.

28 de novembro de 2006 às 19:20  
Anonymous Anônimo said...

pro anonimo das 11.38 o produtor de simone moggie canazio é o mesmo dos ultimos discos de bethania. se intere antes de alfinetar.
e pro anonimo das 6 e pouco: um disco não precisa ter historia, sentido e nada a declarar, porque um disco é musica. e musica é sobretudo abstração, ponto, contraponto, melodia, harmonia e ritmo.
para quem quer prosa e drama existe o teatro, o cinema, os livros.
viva gal, viva bethania, viva simone.

28 de novembro de 2006 às 19:55  
Anonymous Anônimo said...

o energético que a abelha rainha está tomando tem nome: banco Icatu. Com essa grana até eu lançava um disco por mes. e vamos combinar que é o sonho dos sonhos ter o que a maravilhosa bethania conseguiu: a sua empresaria é tambem dona da sua gravadora e é tambem dona de um banco! chuchu assim até mestre dorival gravava dia sim dia nao.

28 de novembro de 2006 às 20:00  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi um CD pirata onde Bethania canta Guantanamera e, meninos, é ar-re-pi-an-te!!!

28 de novembro de 2006 às 20:29  
Anonymous Anônimo said...

DISCO EM FRANCES,DISCO COM NANA,COM OMARA PORTUONDO,GAL(A ESPERANCA NUNCA MORRE) HAJA FOLE!

28 de novembro de 2006 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

Maria esteve no Sem Censura desta terça e falou que não pretende cantar no CD da cubana, apenas falar alguns textos. Snif...snif...snif...

28 de novembro de 2006 às 21:33  
Anonymous Anônimo said...

GUANTANAMERA!ANONIMO 6:29! HA SE EU TIVESSE INTIMIDADE!

28 de novembro de 2006 às 22:20  
Anonymous Anônimo said...

Será que isso vai dar certo?
A voz de Maria Bethânia está no apogeu. A de Omara Portuondo, hmmm...

28 de novembro de 2006 às 22:46  
Anonymous Anônimo said...

bethania é sensacional, mas é verdade que não se dirige aos seus musicos ou isso é lenda?

28 de novembro de 2006 às 23:55  
Anonymous Anônimo said...

Gosto mais do cidadão Carlinhos do que do artista. No seu início achei que o cara iria arrebentar geral mas, ou eu me perdi dele, ou ele prometeu mais do que cumpriu.
Quanto a Bethania, acho-a cada vez melhor. Aproveitei aqueles relançamentos de meses atrás e hoje tenho tudo da cantora. Incrível a sabedoria dessa mulher. Raro perceber tamanha lucidez num artista de música. Seu grave sempre foi incomparável mas agora, aos sessenta, a danada descobre seus agudos e fica por ali, brincando com eles, botando uns relâmpagos no meio dos seus trovões.
Maria Bethânia realmente tornou-se fundamental, talvez a maior referência feminina de nossa música. Bravos!!!

29 de novembro de 2006 às 00:01  
Anonymous Anônimo said...

Essa babação em cima de Bethânia não tem o maior cabimento .
1- Dê um papel , caneta e violão pra ela ? Não saírá nada ! Deram um pra Ná Ozzetti e ouça : Canto em qualquer canto " com Ney Matogrosso !

2 - Com uma gaita ela até periga perder os dentes , Marisa Monte arrasa com uma . Idem com Bateria , cavaquinho e ukulele , já a dona Bethânia ...

3 - Pegue " Mutante " com Daniela e veja como ficou . Nem lembramos com Rita Lee . Já " Baila Comigo " com Bethânia é no mínimo de doer ....

4 - Jussara Silveira é uma da melhores interpretes de Arnaldo Antunes . Já a irmã de Caetano , uia !!!

5 - Leila Pinheiro sentada , comportada e tocando um piano arrasa . A outra corre , se descabela , desafina e dramatiza tudo até " atirei o pau no gato "

29 de novembro de 2006 às 08:54  
Anonymous Anônimo said...

6.54, vc está participando de algum campeonato?
Faz assim, tolinho: pergunte a qualquer uma das cantoras citadas por vc qual a importância da M.B. na música deste país. Cruze suas perninhas, abra os olhos, higienize os ouvidos e vc poderá compreender a tal babação em cima da grande DIVA deste país.

Aliás, seus argumentos têm a profundidade de um pires e o nível de reflexão de uma criança de 5 anos. Mimada, amarga e invejosa, por sinal.

tchauzinho!

29 de novembro de 2006 às 09:32  
Anonymous Anônimo said...

anônimo 6:54 vc é a demonstração cabal de como tem gente tonta neste mundo, não?!
faça como suas cantoras preferidas e vai trabalhar um tiquinho, meu. o país tá precisando.
só volte qdo tiver alguma coisa minimante consistente pra dizer, combinado?

29 de novembro de 2006 às 10:28  
Anonymous Anônimo said...

para o das 6:54 que nem se identifica:
1 - Ná ozzetti é cantora ? Assista ao vivo, grave, e compare com bethânia. No ítem afinação, Ná vai perder feio.

2 - Marisa Monte, já declarou que as duas maiores cantoras do País são Gal Costa e Bethânia, suas grandes referências.

3 - Daniela é fã de Gal e de Bethânia.

4 - Jussara é uma ótima intérprete, e tem respeito pelo trabalho das colegas. Coisa que vc ....

5 - Leila, pode ficar sentada, em pé deitada, vai cantar sempre do mesmo jeitinho que gravou a canção Verde no festival. Numa antiga entrevista Leila disse, que sua praia é a bossa nova, e que admirava a força de Bethânia no palco, uma tempestade. Enquanto ela seguia feliz sendo garoa.

E vc, quem é ?

Edu ( abc )

29 de novembro de 2006 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Cara, o tal do "Moogie" ter produzido além das xaropadas da Simone os últimos da Bethânia só prova que o sujeito é o campeão do encalhe. Só produz coisa prá prateleira. E tá inventando fazer um dvd ao vivo da Simone e da Zélia. Meus sais!!!! Me tira o soro!!!

29 de novembro de 2006 às 11:02  
Anonymous Anônimo said...

Sem querer perder tempo com essa bobageira toda, gostaria de ser informado sobre este lance da Bethania com a Omara. Mauro, confio em vc. Espero notícias a respeito. abraço.

29 de novembro de 2006 às 16:50  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, invadi o post da Maria Bethânia (que está em polvorosa) para agradecer o post sobre o cantor Marcos Sacramento. Há um ano, assisti a trecho de apresentação sua no Rio Scenarium, sem saber de quem se tratava. Gostei muito e depois fiquei procurando o nome do artista, sem êxito. Pois achei o nome dele no seu blog (onde mais?).

Alô tropa de choque da Bethânia, ATIVAR! A Diva foi vilipendiada.

29 de novembro de 2006 às 17:26  
Anonymous Anônimo said...

Quanta asneira!
Esse blog era melhor quando pouca gente acessava... Tá ficando igual àquele do "O Dia"... Um bando de desocupados fazendo comparações que nada têm a ver com o post...

29 de novembro de 2006 às 17:46  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia não pode reclamar de ser esquecida. Elogiando ou criticando, esse povo não pára de falar a seu respeito.

Existe uma preocupação exagerada de alguns comentaristas aqui com mercado, que, pelo que se pode sentir, passa longe da cabeça da maioria dos artistas. Se sucesso comercial for o alvo de gente como Ná Ozzetti, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Jussara Silveira entre outros, podendo incluir aí até Caetano e Bethânia, realmente está totalmente equivocada a maneira como conduzem suas carreiras.

Flávio

29 de novembro de 2006 às 18:29  
Anonymous Anônimo said...

bethania tá linda aos 60 anos. O Rio vai ver no VIVORIO.

29 de novembro de 2006 às 22:00  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, infelizmente não estarei no Rio para assistir a Bethânia neste final de semana mas, claro, ficarei aguardando seus comentários. Espero que se repita a apoteose de São Paulo.
merci.

30 de novembro de 2006 às 08:05  
Anonymous Anônimo said...

nota 10 para o das 6:54 ! Os fãs ficaram quetinho e o Edu(abc) como sempre criticou Ná !

30 de novembro de 2006 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

edu (abc) anda mais previsivel que os cds de ivete sangalo ...

30 de novembro de 2006 às 11:19  
Anonymous Anônimo said...

sa m, dá uma olhadinha no anô das 7.32...precisa mais?
Gente medíocre tentando argumentação é lamentável; é patético. 7.32 tá certíssimo.

30 de novembro de 2006 às 17:19  
Anonymous Anônimo said...

sa m, dá uma olhadinha no anô das 7.32...precisa mais?
Gente medíocre tentando argumentação é lamentável; é patético. 7.32 tá certíssimo.

30 de novembro de 2006 às 17:19  
Anonymous Anônimo said...

Ibrahim Ferrer. Buena Vista Social Club e muito outros. Parabéns!!!

30 de novembro de 2006 às 18:47  
Anonymous Anônimo said...

Sem ofensas, rs rs. Acho legal essa discussão onde cada um expõe suas opiniões. De fato , não gosto da Ná. Nunca escondi isso. Mas gosto de muitas, e tantas, outras cantoras brasileiras. Tem pra todo gosto. Falando nisso, a Rita Ribeiro já conseguiu lançar o tecnomacumba ? Ainda não achei em lugar nenhum.

Abraços do Edu ( abc ) o previsível !!!!

30 de novembro de 2006 às 20:09  
Anonymous Anônimo said...

1 - Ná Ozzetti canta e compõe e Bethania não compõe
2 - Marisa toca varios instrumentos e Bethânia ? acho que violão e olhe lá ...
3 - DM se saiu regravando Lee e Bethânia não ...
4 - Jussara é ótima interprete de Arnaldo Anutunes e Bethânia (realmente ) não se sae tão/bem
5 - Leila não precisa de muito " TEATRO " pra arrasar ...


acho que foi isso que entendi

1 de dezembro de 2006 às 01:11  
Anonymous Anônimo said...

A Ná Ozetti é uma chata.

1 de dezembro de 2006 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

Não entendo o bafafá em torno de nomes como Rita Ribeiro, Ná Ozzeti e Monica Salmaso... todas rasas, covers de musica de botequim... Nunca vão fazer grandes sucessos e continuarão penando atrás de gravadoras. Fraquiiiiiiinhas...Vendem pra 10 pessoas e deviam se dar por satisfeitas! Ivete Sangalo e Daniela Mercury ( apesar de não gostar de nenhuma das 2 ) tem mais carisma do q essas q citei.

5 de dezembro de 2006 às 02:07  
Anonymous Anônimo said...

mauro, uma vez a ABELHA RAINHA/BETHANIA participou de uma missa em Aparecida. Confesso que foi arrepiante a participação dela, ela cantou uma musica, acho magnificat, fiquei muito emocionado e acredito que milhares de pessoas que a viam. Sera que esta participação dela foi lançado em DVD? Até nas musica religiosa Bethania nos emociona, gostaria de saber se vc chegou a ve-la. COMENTE.

20 de janeiro de 2007 às 21:57  

Postar um comentário

<< Home