2 de novembro de 2006

Aydar dá tratamento moderno e jovial ao samba

Resenha de CD
Título: Kavita 1
Artista: Mariana Aydar
Gravadora: Universal

Music
Cotação: ****

Mais uma ótima cantora chega ao mercado fonográfico tendo o samba como o eixo do disco. Se a (afinada) carioca Mariana Baltar apresenta abordagem (bem) mais tradicional do gênero em seu recém-lançado primeiro CD, Uma Dama Também Quer se Divertir, sua colega paulista de nome similar, Mariana Aydar, dá tom mais contemporâneo ao samba em Kavita 1 - sem exagerar na dose de eletrônica. O álbum até lembra a irretocável estréia de Roberta Sá em 2005 com Braseiro pela harmônica combinação de canto, arranjos e repertório. E já é um dos destaques de 2006!!

Filha do compositor Mário Manga, Aydar se mostra uma cantora segura, de gosto apurado e fraseado impecável - como atestado na interpretação de Deixa o Verão, bonito tema do hermano Rodrigo Amarante. Mas é fato que boa parte do mérito do CD repousa nas mãos do produtor BiD, responsável pela excelência dos arranjos. Em Vento no Canavial, música de João Donato regravada com a presença do autor ao piano e ao trombone, BiD consegue simular ventania com seus efeitos. Zé do Caroço é outro exemplo do feliz tratamento dado ao repertório. Com percussão mais econômica, o samba de Leci Brandão tem realçada a mensagem social da letra, cantada por Aydar em dueto com a autora. Zé do Caroço ganha banho de loja e parece outra pessoa - sem nunca soar modernoso.

Felizmente, a inspiração dos arranjos nunca empana o canto de Aydar, que esbanja suingue em Menino das Laranjas, samba de Théo de Barros popularizado por Elis Regina nos anos 60, e evoca a vertente afro da obra de Clara Nunes em Candomblé (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulo Antônio). O disco seria perfeito se Aydar tivesse resistido à tentação de se exibir como compositora. Festança - parceria da artista com Duani, multi-instrumentista que assina a produção de três das 11 faixas - é a música mais fraca do repertório, aberto esplendidamente com releitura de Minha Missão (João Nogueira e Paulo César Pinheiro) e fechado de forma igualmente primorosa com Maior É Deus, outro samba letrado por Paulo César Pinheiro, só que no caso sobre melodia de Eduardo Gudin. Entre as duas obras-primas, há refrescante tema litorâneo de Chico César, Prainha, que (re)afirma o talento do compositor.

Como Roberta Sá em Braseiro, Mariana Aydar exala frescor em Kavita 1. Se entender que sua área de atuação é o canto, e não a composição, tem tudo para se firmar de vez numa escala nacional.

4 Comments:

Anonymous Hugo said...

Mauro, saiu o novo cd dela, vc não vai escrever uma crítica?

8 de abril de 2009 às 10:02  
Blogger João said...

Aliás ficou claro seu equívoco com o "Peixes, Pássaros Pessoas", disco autoral e obra-primaolha como você se enegna Mauro!

14 de janeiro de 2012 às 05:43  
Blogger João said...

Aliás ficou claro seu equívco com o "Peixes Pássaros Pessoas", completamente autoral e obra- prima. Olha como você se engana Mauro.

14 de janeiro de 2012 às 05:45  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

bela resenha,mulher compositora,não sei não.

10 de abril de 2012 às 12:08  

Postar um comentário

<< Home