23 de novembro de 2006

Alceu celebra frevo com espírito elétrico e vivaz

Resenha de CD / DVD
Título: Marco Zero ao Vivo
Artista: Alceu Valença
Gravadora: Indie Records
Cotação: * * *


Um dos pioneiros na eletrificação dos ritmos nordestinos, Alceu Valença sempre se agiganta no palco por conta da vivacidade e da postura roqueira. Marco Zero ao Vivo já é a segunda gravação do compositor para DVD e, diferentemente da primeira, Ao Vivo em Todos os Sentidos, parte dos justos festejos pelo centenário do frevo - a ser completado em 9 de fevereiro de 2007 - para agregar no repertório ritmos pernambucanos como ciranda e maracatu, pilares da obra pop do artista, sempre em boa forma.

Não por acaso, Alceu dedica o trabalho ao povo de Pernambuco, "motor primal de minha inspiração". Foi diante de seu povo, mais especificamente de uma multidão superior a 100 mil pessoas, que o artista entrou no palco armado em um dos cartões-postais do Recife, em 18 de agosto, para celebrar o frevo em show aberto com citação instrumental de Vassourinhas - o clássico do gênero.

Entre frevos endiabrados como Me Segura Senão Eu Caio e Caia por Cima de mim (inédita parceria de Alceu com Dom Tronxo), ambos tocados com afiado naipe de metais, o antenado artista vai mapeando outros sons de Pernambuco em temas como Dona de 7 Colinas (música que tem a sensualidade lânguida que caracteriza boa parte da profícua produção autoral de Alceu), Nas Asas de um Passarinho (com sopros que remetem à lendária Banda de Pífanos de Caruaru) e Ai de Ti, Copacabana (com a guitarra roqueira que permeia o cancioneiro do elétrico Alceu já desde a década de 70).

Alceu sabe comandar a massa. Basta ele dar a deixa que o público entoa em coro o refrão do frevo Beijando a Flora, por exemplo. Pena que o calor da platéia não tenha aquecido o frio dueto feito com Zeca Baleiro em Vassourinha Aquática. Faltou a Baleiro a desenvoltura e a vivacidade rítmica com que Paula Lima encarou o Maracatu e com que Daúde se jogou na Embolada do Tempo. O outro convidado, Silvério Pessoa, também se saiu bem em Voltei, Recife, um frevo alucinado de Luiz Bandeira. Silvério é do ramo...

Entre pot-pourri com duas cirandas inéditas (Luar de Prata e Ciranda da Aliança) e o fim apoteótico com Tropicana, hit de 1982, o cantor usa até peruca loura para defender Caia por Cima de mim. Nos extras, o DVD traz o clipe de Chego Já (urdido com imagens do artista na festa popular) e o tema instrumental Acende a Luz, regido pelo Maestro Duda - figura querida em Pernambuco.

Por seu caráter performático, Alceu Valença é cantor talhado para celebrar um ritmo festivo como o frevo. Editado também em CD, o carnavalesco Marco Zero ao Vivo é projeto em sintonia com o espírito elétrico da obra do artista. Tão duradoura quanto o frevo.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrdae disse..

Caro Mauro, só faltou neste post você citar as músicas divididas com convidaddos a exemplo de Zeca Baleiro, Paula Lima e outros. Foi o que li nos jornais daqui de Pernambuco na época da gravação. Será que ficaram fora do DVD. No mais, Alceu tem uma verve musical bem legal, só andou meu burocrata como Elba e Zé, deixando de lado aquele perfil surpreendente e criativo de Espelho Cristalino, Vivo e Cavalo de Pau. Mas continua fiel às suas origens. Alceu é da gente, é de Pernambuco, é brasileiro.

23 de novembro de 2006 às 11:49  
Blogger Mauro Ferreira said...

Emanuel, o texto relaciona as músicas:

Paula Lima - Maracatu
Daúde - Embolada do Tempo
Silvério Pessoa - Voltei,Recife
Zeca Baleiro - Vassourinha Aquática
Maestro Duda - Acende a Luz.

23 de novembro de 2006 às 18:37  
Anonymous Anônimo said...

Alceu manda muito bem . Pelo jeito não tem no CD/DVD 2 musicas que me amarro : Amor Covarde e Trem das ilusões

24 de novembro de 2006 às 00:27  
Anonymous Anônimo said...

Como artista ele é realmente excelente , quanto a sua pessoal é dificil tal como Beth , Caetano , Bethânia , Daniela Mercury . Após o primeiro album do Grande encontro , ele saiu cuspindo fogo pra cima dos outros 3 ... mas já fizeram as pazes , pois os artistas são um raça superior !

24 de novembro de 2006 às 07:32  

Postar um comentário

<< Home